Polytheama

Juiz-forano Edimilson de Almeida Pereira é um dos autores confirmados da Flip

(Foto: Felipe Couri)

Juiz-forano, ensaísta, poeta e professor da Faculdade de Letras da UFJF, Edimilson de Almeida Pereira é um dos autores confirmados na 19ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre 27 de novembro e 5 de dezembro de 2021. A edição seria realizada em 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Retornando ao maior evento literário do país, o escritor levará  a trilogia “Náusea”, composta por “O ausente” (Editora Relicário, 124 páginas), “Um corpo à deriva” (Macondo Edições, 156 páginas) e “Front” (Editora Nós, 128 páginas), obras que marcam sua estreia na prosa ficcional adulta.

Na página da Flip, o juiz-forano é apresentado como “um dos principais poetas brasileiros contemporâneos, ainda que seu trabalho estenda-se aos ensaios, livros infanto-juvenis”. Edimilson fez sua estreia na literatura em 1985, aos 22 anos, com o volume de poemas “Dormundo”. Desde então, seguem-se produções, tanto no campo da poesia, quanto da crítica, realizando também publicações de cunho etnográfico, fruto de pesquisas de campo voltadas para a análise e compreensão da diversificada produção cultural oriunda da diáspora africana no Brasil.

Edimilson já publicou mais de 50 livros e foi jurado dos dois principais prêmios literários em Língua Portuguesa, o Jabuti e o Oceanos. Em 2019, sua produção poética foi compilada em “Poesia + antologia 2015-2019”, lançada pela Editora 34.

Como acadêmico, traz consigo a marca da interdisciplinaridade: graduou-se em letras, é mestre em literatura portuguesa e ciência da religião, tudo pela UFJF. É doutor em comunicação e cultura pela UFRJ e pós-doutor em literatura comparada, pela Universidade de Zurique. Dois volumes de ensaios saem por ocasião da Flip, “Orfe(x)u Exunouveau” e “A saliva da fala” (ambos pela Azougue), e um de poesia, “Qvasi” (Editora 34).

Sair da versão mobile