Holofote

Disputa pela reitoria da UFJF tem racha no grupo de Margarida e Marcus David

Mônica Ribeiro de Oliveira deixou a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Foto: Alice Coêlho/Divulgação)

O grupo do atual reitor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Marcus David, que é o mesmo da ex-reitora e atual prefeita Margarida Salomão (PT), teve uma importante baixa na disputa pelo comando da instituição. A professora Mônica Ribeiro de Oliveira deixou a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e deve compor chapa com o diretor do ICB (Instituto de Ciências Biológicas), Lyderson Facio Viccini.

Ainda no primeiro semestre, Marcus David lançou sua vice-reitora, Girlene Alves da Silva, como candidata à sua sucessão. Ela possivelmente terá como companheira de chapa a diretora da Faculdade de Direito, professora Luciana Melquíades. Desde o anúncio da escolha de Girlene como candidata, havia o receio de um racha no grupo devido à rejeição ao seu nome por parte de pró-reitores e diretores de unidades.

Para tentar conter a viabilidade da candidatura de Lyderson, o grupo do atual reitor tem feito sinalizações para antigos pró-reitores e diretores de unidades ligados ao ex-reitor Henrique Duque. As conversas, que acontecem em encontros com professores e técnico-administrativos em educação, são conduzidas pela própria Girlene. O calendário da consulta pública para reitor da UFJF ainda não foi divulgado.

Sair da versão mobile