Conjuntura

Granbery lidera ranking de bairros com maior densidade populacional de Juiz de Fora

Os bairros da região central de Juiz de Fora concentram os maiores índices de densidade populacional do município, segundo os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento revela uma grande disparidade na ocupação territorial da cidade, com áreas altamente adensadas coexistindo com bairros de baixa densidade, muitos com características rurais ou de urbanização rarefeita.

O bairro Granbery aparece no topo da lista, com uma densidade de 170,78 habitantes por hectare, seguido por Jardim Paineiras (159,87 hab./ha), Jardim Santa Helena (155,48 hab./ha) e São Mateus (155,01 hab./ha). Todos esses bairros pertencem à região Centro, que se destaca como a mais densamente povoada de Juiz de Fora.

Também figuram entre os dez bairros com maior densidade localidades como Nossa Senhora Aparecida (136,81 hab./ha), na região Leste, e Vila Olavo Costa (122,46 hab./ha), na região Sudeste. Em comum, esses bairros apresentam traços de urbanização consolidada, presença de edifícios residenciais e proximidade com áreas comerciais e de serviços.

Por outro lado, o levantamento revela a existência de grandes vazios urbanos nas bordas da cidade. O bairro Represa, na região Norte, tem a menor densidade registrada, com apenas 0,12 habitantes por hectare — o que equivale a um habitante a cada 8,3 hectares. Outros bairros com baixa densidade incluem Remonta (0,68 hab./ha), Salvaterra (1,16 hab./ha), Graminha (2,13 hab./ha) e Cruzeiro de Santo Antônio (2,58 hab./ha). A maioria dessas localidades também se encontra nas regiões Norte, Sul e Oeste da cidade.

Essas diferenças acentuadas refletem o padrão histórico de expansão urbana de Juiz de Fora, marcado por um núcleo denso e antigo no centro e um crescimento periférico com ocupações mais esparsas, por vezes irregulares ou ainda em processo de consolidação. A heterogeneidade da densidade populacional também aponta desafios para o planejamento urbano, sobretudo no que se refere à mobilidade, ao acesso a serviços públicos e à distribuição equitativa da infraestrutura urbana.

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