Colunas

Minhas férias

Criança: Nas minhas férias, conheci a praia. A praia é igual a minha casa, mas tem mais areia. Na minha casa também tem areia, porque meu pai tá fazendo um puxadinho e tem areia na rua. Tem menos areia do que na praia, porque chove nos dois lugares igual, mas a areia da praia não vai embora com a chuva. A praia é quase igual a minha casa, mas não tem o videogame.

Professora: Meu marido fala que reclamo muito porque tenho duas férias por ano, mas ele nunca somou os domingos que descansa e comparou com as minhas férias. Ele descansa mais do que eu, porque domingo sempre trabalho corrigindo prova e ainda tenho que pensar no ano ou no semestre seguinte nas férias. E férias mesmo é uma vez só, no meio do ano é recesso. Meu marido, que é comerciante, ainda joga na minha cara que resolveu abrir a loja no domingo porque eu não quero ver filme com ele. Falou que eu trabalho pra ganhar a mesma coisa se não trabalhasse domingo e ele ainda lucra mais lá.

Comerciante: Férias é prejuízo. A gente gasta viajando e quem ganha é quem não viajou e abriu a loja. Levei meu menino pra praia e gastei tudo igual que nem em casa, mas com o aluguel da casa de praia também. E quase não teve praia. Em casa ia abrir minha loja e levar o moleque pro cinema todo domingo. Domingo só abro quando não tenho nada pra fazer em casa e a mulher não quer ver filme comigo. Ela fala que tem que trabalhar, mas é lorota.

Dona de casa: Nas férias as crianças ficam em casa, não tem aula. Tenho minhas coisas pra fazer todo dia e ainda tenho que fazer lanche. Mas as crianças ficam aqui perto, dá pra saber como elas tão. Menos quando vão brincar na rua ou jogar videogame no vizinho, aí não dá pra saber, mas consigo trabalhar. Tem dia que chove e não tem milho de pipoca que chegue pra ver filme. Pior é quando para de chover no meio da tarde e o campo de várzea ainda não secou. Mês que vem tem aula de novo.

Deputado: Férias? Como assim? Trabalho tanto quando nos outros meses. Em ano de eleição tenho que garantir a base, os apoios, os contatos, os acordos. Cansa demais. E depois não dá tempo de descansar, tem que ficar inventando emenda… Vou propor ponto facultativo nas reuniões ordinárias… Como assim já tem? Como é isso de tem e não tem? Peraí que minha assessoria vai me explicar.

Jornalista: “sem tempo pra declarações.”

Digital influencer: Passei as férias num lugar maravilhoso. Cê viu as fotos, né? Foi muito legal, fiz amigos novos e pra toda a vida. Gravei o depoimento deles, postei e marquei. Fui lá porque um apoiador me chamou. Foi um bom descanso. Agora volto à ativa.

Presidente: Nas minhas férias viajei pelo mundo fazendo palestras, fui acusado e preso sem provas, passei quase dois anos na prisão e li bastante, viajei o Brasil todo várias vezes, fiz campanha e conversei com muita gente, em vários lugares num mesmo dia, fui eleito e desde o primeiro dia de trabalho, um domingo, tô assinando papéis e desfazendo bobagens de quem tirou férias onde eu trabalho agora.

Ex-presidente: (não encontrado para dar declaração; apoiadores dizem que está na Flórida, analistas dizem que está perto de Guantânamo.)

Sair da versão mobile