Holofote

Vitinho foi o único candidato a se eleger somente com seus votos

Apenas Victor Paulo de Oliveira, conhecido como Vitinho (PSB), conseguiu se eleger no último domingo (6) com os próprios votos. Com 14.879 votos, ele ultrapassou o quociente eleitoral, ou seja, não dependeu dos votos totais obtidos por seu partido. Na prática, significa dizer que se o PSB tivesse lançado apenas Vitinho como candidato ainda assim ele seria eleito.

Na sua segunda disputa para vereador, Vitinho ganhou projeção política pelo trabalho com a causa animal ao deputado estadual Noraldino Júnior (PSB). Ele já havia disputado a eleição para vereador em 2020, quando ficou como suplente no PSC após receber 1.983 votos.

A eleição para a Câmara Municipal é proporcional, isto é, nem sempre os mais votados são eleitos. O quociente eleitoral é resultado da divisão dos votos válidos (excluídos os nulos e os brancos) pela quantidade de cadeiras atribuída a cada município. As vagas são rateadas entre as legendas conforme o número de vezes em que elas alcançam esse quociente. Os mais votados nessas siglas são eleitos.