O Pharol é um veículo jornalístico digital com o compromisso de trabalhar a informação à luz dos fatos, com abordagens explicativas e em profundidade, de forma honesta, independente e apartidária. Explicar as notícias, levando em conta o contexto em que ocorrem, como forma de ampliar a compreensão da realidade, mantém-se como motivação primeira de toda a sua equipe de profissionais.

O Pharol nasce em um ambiente com renovado apelo ao fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão, que leva ao necessário empenho para promoção do debate público plural e maduro. São seus princípios editoriais a clareza, a independência e a objetividade.

O modelo jornalístico de O Pharol mantém as técnicas e normas do jornalismo profissional, mas se atém a detalhes para descrever a conjuntura de um fato, ampliando o aprendizado sobre determinado assunto. Esse processo se repete cotidianamente em todas as editorias, com transparência e rigor na apuração dos fatos.

No ambiente nativo digital e com uma equipe multiprofissional, as informações possuem suportes variados no intento de tornar mais acessível um determinado assunto. O Pharol se vale de infográficos, vídeos e podcasts.

O Pharol é uma iniciativa da Casa do Jornalista de Juiz de Fora, financiado com recursos próprios dos profissionais envolvidos no projeto. Com sede em Juiz de Fora, sua equipe é constituída por pessoas com diferentes formações e qualificações, incluindo jornalismo, ciências sociais, geografia, literatura, ciência de dados, design e tecnologia.

Os valores de O Pharol são os pilares de suas ações em todos os momentos. Em um setor em constante evolução, mudanças e inovações serão sempre bem-vindas para aperfeiçoar e ampliar as condições de acesso e entendimento, para o exercício da democracia e cidadania.

Todos aqueles que fazem o Pharol trabalham para manter os princípios mais nobres da atividade profissional, construindo um ambiente que cultive a colaboração e respeite todas as vozes e identidades.