O Pharol é um jornal que explora fatos e acontecimentos do tempo presente, assuntos do cotidiano e temas próximos das experiências dos leitores. Seu compromisso é contribuir com uma sociedade cada vez mais democrática por meio de conteúdos que contemple a pluralidade de vozes de forma qualificada e com transparência. Nesse contexto, toda produção jornalística se pauta pela metodologia abaixo elencada.

Cobertura – As notícias quentes, o chamado factual, não são prioridade, mas sim o tratamento a ser dado à informação de forma que permita a quem estiver lendo, vendo ou ouvindo uma compreensão verdadeira sobre aquele determinado assunto.

Fatos e fontes – Presencialmente no local do fato, por meio da narração de uma terceira pessoa ou manuseando documentos, o jornalista obtém a informação. A prática de O Pharol é informar qual das três possibilidades corresponde à notícia que se está publicando. No caso de fontes especializadas ou da academia, as qualificações são apresentadas e explicadas, observando a diversidade cultural, de gênero e cor/raça dos entrevistados. Em se tratando de documentos, é mantida a preferência por originais, sempre que possível com sua disponibilização. Menções a conteúdos de outros veículos devem ser creditadas, e os links disponibilizados.

O ‘off’ – Quando alguma pessoa não deseja ser nomeada, a publicação acontece e o anonimato é assegurado apenas em situações limites. A fonte deve ser crível e confiável, além de se comprovar que, de outra forma, a história não será contada. A regra é se valer de informações públicas. O Pharol não faz uso do recurso de ocultar fontes informativas (“segundo interlocutores”, “na opinião de analistas políticos…”). Em nenhuma hipótese há pagamento por informações.

Correções – O Pharol trabalha de forma incessante para disponibilizar um conteúdo totalmente preciso. Quando é identificado erro factual ou informação que induza interpretação incorreta, a correção é realizada de forma transparente e imediata. O procedimento é informado no texto, com referência ao conteúdo original incorreto.

Fotos – O Pharol atribui à fotografia e às ilustrações uma importância fundamental na definição do estilo informativo e gráfico do jornal. As imagens e o texto estabelecem uma relação dinâmica permanente e intensa. Todo material é sempre creditado, sendo as legendas espaço para informações complementares. Todo tipo de material audiovisual de crianças e adolescentes será publicado mediante autorização. O Pharol não publica imagens de crianças ou adolescentes em conflito com a lei.

O texto – O Pharol preza pela clareza, simplicidade e exatidão do estilo jornalístico. Os textos são redigidos de forma simples, concisa, clara e precisa, quaisquer que sejam a complexidade do assunto ou o gênero do conteúdo jornalístico. Ao atribuir cada palavra ou expressão o máximo de carga significante, os excessos tornam-se dispensáveis. Repetições, preciosismos, redundâncias, cacofonias e períodos longos dificultam a comunicação. Da mesma forma, frases feitas e os lugares-comuns, os chavões e as palavras de ordem devem ser igualmente evitados.

Contexto – O Pharol produz conteúdo de caráter interpretativo, contextualizando os fatos e relacionando-os a outros acontecimentos. O propósito é ampliar a compreensão e qualificar o debate público por meio de interpretações aprofundadas.

Opinião – O Pharol respeita e acolhe as mais divergentes ideologias, exceto aquelas que defendem a violência para o cumprimento de seus objetivos. Não se publica opiniões insultuosas, xenófobas, racistas, homofóbicas, difamatórias ou de qualquer outra natureza que violem a dignidade, a honra, a imagem ou a privacidade das pessoas. O conteúdo opinativo de colunistas e convidados com conhecimento reconhecido sobre as questões tratadas expressam a opinião de seus autores e cumprem com propósito de se criar um ambiente plural e qualificado para o debate de ideias.

Quem assina – Todos os profissionais de O Pharol envolvidos na elaboração de um conteúdo têm seus nomes creditados. Sendo necessário, no caso de menor envolvimento de parte da equipe, é usada a expressão “colaborou” antes do crédito ao final do texto. Na página “Quem faz O Pharol”, são disponibilizadas informações sobre os profissionais do jornal, como formação acadêmica, trajetória profissional e link para suas redes sociais.

Conflitos de interesse – Os profissionais envolvidos na produção de conteúdo de O Pharol têm total independência editorial. O mesmo acontece em relação aos colunistas e convidados. Sendo editorialmente apropriado, qualquer membro da equipe editorial ou colaboradores pode se afastar de uma apuração ou produção em virtude de conflito de interesses, que será informado publicamente. Nenhum profissional recebe presentes. Participação em eventos deve ser analisada por toda equipe.

Diversidade – O Pharol inicia suas atividades com ciente da necessidade de se construir uma redação espelhada na diversidade da sociedade brasileira, como forma de assegurar a produção de um jornalismo de qualidade, plural, que retrate diferentes perspectivas e que esteja em constante diálogo com a atualidade.