Holofote

‘Destombamento’ no Granbery expõe mal-estar no PT de Juiz de Fora

A aprovação, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), do projeto para erguer duas torres e um edifício-garagem na área tombada do Centro de Educação Física e Esporte, antigo patrimônio do Colégio Metodista Granbery, gerou forte desgaste dentro do PT de Juiz de Fora. Enquanto membros do partido que ocupam cargos na administração municipal votaram favoravelmente ao empreendimento no colegiado, parlamentares petistas se posicionaram contra a medida.

Apontada por especialistas como uma forma de “destombamento”, a decisão provocou reação imediata de moradores. Um abaixo-assinado que reuniu 20 mil assinaturas contra o projeto recebeu o apoio do deputado estadual Betão (PT) e da vereadora Cida Oliveira (PT). O vereador Juracy Scheffer (PT) também se somou às críticas, questionando a decisão do Comppac na Tribuna Livre da Câmara Municipal, na última quinta-feira (28).

A deputada federal Ana Pimentel (PT) já havia manifestado preocupação antes mesmo do tombamento do Centro, oficializado em janeiro de 2024. Em ofício encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais, em outubro de 2023, ela alertou para a necessidade de se concluir o processo de preservação no Comppac antes da venda da área, o que acabou ocorrendo.

Na outra ponta, os petistas históricos Rogério de Freitas (Superintendente da Funalfa) e Ignacio Delgado (Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo) manifestaram posição apenas por meio de seus votos no Comppac, ambos favoráveis ao projeto. Longe dos holofotes, mas diretamente envolvidos, também aparecem a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, e o secretário de Governo, Ronaldo Pinto, cujos representantes no colegiado acompanharam o bloco da construção civil.

O episódio escancarou um mal-estar já latente no partido: a pré-candidatura de Cidinha Louzada a deputada estadual. Em 2022, o PT local se manteve unido em torno de Betão, da tendência O Trabalho, e Ana Pimentel, da Democracia Socialista (DS). Para 2026, porém, esse arranjo não deve se repetir.

Nos bastidores, é dado como certo que Ana Pimentel fará dobradinha com Cidinha Louzada, ambas pela DS, em candidaturas a deputada federal e estadual. Isso deve adiar o projeto da vereadora Laiz Perrut (PT), também ligada à DS, de disputar vaga na Assembleia Legislativa. Com o novo cenário, cresce a expectativa de que Betão lance outro nome a deputado federal em Juiz de Fora ou até mesmo apresente Cida Oliveira como candidata à vaga.