Polytheama

A edição histórica do Primeiro Plano

Iluminar para refletir. Ou refletir para iluminar. Spot é um projetor de luz bastante popular nas salas de um espetáculo de teatro, nos sets de filmagem de cinema ou televisão, nas galerias de arte. Aquela luminária que dá foco sobre o artista em cena. Ou sobre objetos. É a luminária que nos faz direcionar o olhar para uma situação, para um momento, para algo que merece ser visto e refletido. A coluna Spot, assinada pelo jornalista e ator Breno Motta, é sustentada pelas artes mineiras, sobretudo. Com possíveis extensões de fronteiras, sempre.

Na primeira edição desse espaço de entrevistas com aqueles e aquelas que produzem cultura no Brasil de 2021, neste tempo-espaço em que as artes e seus profissionais sofrem constantes ataques, conversaremos sobre cinema, sobre o Primeiro Plano, mostra consolidada e realizada na cidade de Juiz de Fora desde o ano de 2002. São 20 edições a serem comemoradas em 2021 e, de 22 a 27 de junho, o público poderá ter acesso a uma edição histórica do festival, rememorando algumas obras cinematográficas exibidas ao longo desses quase 20 anos de atividades do Primeiro Plano.

Aqui e agora, cinema. Depois, teatro. Posteriormente, artes plásticas. E música. E dança. E performance. E literatura. Para que a realidade não nos destrua.