Contexto

Quando e por que Bolsonaro virá a Juiz de Fora?

Bolsonaro durante entrega de títulos de regularização fundiária em João Pinheiro (Foto: José Dias/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltará a Juiz de Fora em 2022. O propósito foi revelado por ele nessa quinta-feira (14) durante a entrega de títulos de propriedade rural em João Pinheiro, no Noroeste de Minas. Em um palanque ao lado de políticos e de Alcino Lima, pai do cantor Gusttavo Lima, Bolsonaro disse que Juiz de Fora lhe deu uma “segunda vida”.

“Eu quero voltar a Juiz de Fora ainda no corrente ano. Ali, aquela cidade marcou a minha vida. Boas lembranças tenho em grande maioria naquele local. Ali, os médicos e profissionais de saúde da Santa Casa salvaram a minha vida. Ali, despontou uma pessoa que, mais do que jurar a vida pela sua Pátria, tudo fará também pela nossa liberdade”, declarou o presidente.

Bolsonaro foi atingido por um golpe de faca desferido por Adélio Bispo de Oliveira durante ato da campanha presidencial de 2018 na Rua Halfeld. Ferido no abdômen, foi levado à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico. Em seguida, foi transferido para São Paulo.

No evento dessa quinta-feira (14), Bolsonaro esteve acompanhado por Carlos Viana (PL), líder do governo no Senado e pré-candidato ao Governo de Minas, e pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL), que deve disputar a vaga mineira do Senado. Os dois apostam em uma presença maior do presidente no estado para tentarem alavancar seus nomes.

Nesse sentido, a visita a Juiz de Fora é parte central da estratégia bolsonarista e deve acontecer ainda antes do início das convenções previstas para julho. Com o histórico do atentado de 2018, que acabou colocando o presidente em todos os noticiários do país e do mundo, seu retorno ao município é visto internamente como sinônimo de intensa exposição mediática.

Em outra frente, o fato de a Polícia Federal ter reaberto o inquérito para apurar a existência de possíveis mandantes da facada em Bolsonaro desperta várias teorias conspiratórias na militância. Desde a reabertura do inquérito, em novembro de 2021, as redes bolsonaristas têm dedicado tempo e empenho a especulações políticas sobre a questão.

Especificamente em relação a Juiz de Fora, os bolsonaristas mineiros chamam a atenção para o fato de que, embora o presidente tenha vencido no primeiro turno na cidade, seu percentual de votos foi o menor entre os 20 maiores municípios mineiros. Por aqui, Bolsonaro teve 45% dos votos válidos ante 66% em Ipatinga e 55% em Belo Horizonte, Contagem e Uberaba.

Regionalmente, apenas na Zona da Mata, no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Bolsonaro ficou abaixo dos 50% em 2018. Nas suas visitas ao estado, o presidente tem priorizado municípios e regiões onde obteve boas votações e ainda mantém apoiadores. Essa agenda também deve começar a mudar.