Diversidade

Iniciativa quer fomentar empreendedorismo preto em Juiz de Fora

Uma mentoria coletiva em imersão durante quatro dias para empreendedores e empreendedoras pretas em Juiz de Fora, com foco nas áreas de consciência preta no mundo dos negócios, venda, gestão, marca e produto. Essa é a ideia do Empretecer, projeto idealizado pela Chico Rei que acontece em quatro sábados, a partir do próximo dia 25.

Atualmente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), pessoas pretas e pardas representam 54% da população brasileira. Em contraponto, dados da mesma pesquisa mostram que, desses empreendedores, 82% não possuem CNPJ e 32% tiveram crédito negado para sua empresa em algum momento sem nenhuma explicação, apesar de se encaixarem nos pré-requisitos para fazerem a solicitação.

A pesquisa aponta ainda que, mesmo movimentando mais de R$ 200 bilhões por ano, o empreendedorismo negro recebe 40% menos que o branco por seu trabalho.

Partiu daí a ideia do projeto da Chico Rei. De acordo com o CEO da empresa, Bruno Imbrizi, a proposta é conseguir uma paridade na equipe que reflita as representações do Brasil como um todo. “Criamos metas claras a serem alcançadas, não apenas para pessoas negras, mas para mulheres, LGBTQIA+, PCD e Refugiados, especialmente em cargos de liderança. É um plano de cinco anos e no fim esperamos enxergar dentro da Chico Rei um cenário muito próximo a realidade da diversidade brasileira”.

Bruno afirma ainda que a ideia da mentoria é também gerar um olhar crítico para o empreendedorismo em Juiz de Fora e os lugares de ocupação de pessoas pretas. “Quantos negros e negras estão presentes em reuniões e debates empresariais? Espero enxergar um cenário diferente nos próximos anos, estamos costurando a ideia do Empretecer para que essa realidade seja diferente. Mas para isso se tornar realidade, precisamos ser apenas o estopim, a solução não está apenas nesses quatro dias de imersão. Historicamente, quando olhamos nossos projetos, eles arrastam outros projetos similares, geram discussões, e é isso que esperamos neste momento.”

Apesar de a ideia surgir de um coletivo de pessoas dentro da Chico Rei, em um momento que o debate sobre diversidade e inclusão está borbulhando, quem encabeça o projeto dentro da empresa são mulheres pretas, o que demonstra por si só o tamanho do potencial.

Atrações e como participar

O programa contará com mentoria para 20 empreendedores e empreendedoras pretas, que serão escolhidos mediante um processo seletivo gratuito, buscando fortalecer o conhecimento de mercado e construir uma rede para suprir as necessidades de cada negócio.

Entre os palestrantes já confirmados estão AD Junior, comunicador e head marketing do Trace Trends; Stephani Mauricio, nail stylist e fundadora do Flossy Mob; Roni Bueno, executivo da Netshoes, Portal Terra e Aceleradora Orgânica; Simone Mota, escritora e roteirista; RT Mallone, rapper e produtor musical.

As palestras acontecerão aos sábados, das 9h às 18 horas, na sede da Chico Rei. Os interessados deverão se inscrever aqui.