Publicidade
Holofote

Prefeitura quer pagar parte dos retroativos do piso do magistério de 2022 somente em 2024

Profissionais da educação farão nova assembleia com paralisação na próxima terça-feira (Foto: Sinpro-JF)

O reajuste de 15% do piso salarial dos professores da educação básica da rede pública, que em Juiz de Fora é aplicado em todos os níveis e em todas as carreiras do magistério, será concedido. A sinalização feita pela Secretaria de Recursos Humanos foi confirmada pelo Sinpro-JF (Sindicato dos Professores de Juiz de Fora) na assembleia da última quarta-feira (12).

A proposta apresentada pela Prefeitura de Juiz de Fora prevê a aplicação do índice do reajuste do piso a partir de maio. A data-base é janeiro. Diferentemente do ano passado, quando o percentual foi escalonado em quatro parcelas – uma em abril e as outras três em setembro, outubro e novembro -, neste ano a correção será feita de forma integral. O Executivo também assegurou garantia de pagar a retroatividade de 2023.

Quem esteve na assembleia dos profissionais da educação considerou a proposta em relação ao piso deste ano como boa. O problema que acabou gerando a necessidade de o Sinpro-JF retornar à mesa de negociações envolve os chamados “retroativos de 2022”. São valores pendentes nas remunerações de janeiro a outubro em virtude de o reajuste do piso ter sido escalonado.

Em uma publicação nas redes sociais, o coordenador geral do Sinpro-JF, Luiger Castro, lembrou que o montante desses retroativos pode somar até dois salários. A proposta da Prefeitura de Juiz de Fora é pagar esses valores aos profissionais da educação em atividade em dezembro deste ano e aos aposentados somente em fevereiro de 2024. O modelo não agradou a categoria.

Em suas redes sociais, a direção do Sinpro-JF informou que retornará à mesa de negociações “para aprimorar a forma de pagamento de parcelas retroativas, referentes ao ano de 2022, contemplando igualmente todos os educadores, ativos e inativos.” Uma nova assembleia da categoria com paralisação das atividades foi marcada para a próxima terça-feira (18).

Sinserpu-JF aprova proposta

Os servidores da base do Sinserpu-JF (Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Juiz de Fora) aprovaram a proposta do Executivo para a campanha salarial de 2023. O acordo celebrado no início do mês prevê reajuste de 6,5% de reposição salarial (5,79% do IPCA) retroativo a janeiro e vale-alimentação de R$ 400 para quem ganha até R$ 3.960.