Holofote

Disputa pela reitoria da UFJF acontece em outubro e pode ter três concorrentes

A comissão organizadora da consulta pública para reitoria da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) no quadriênio 2024-2028 divulgou a prévia do calendário eleitoral com o processo de escolha ocorrendo nos dias 18 e 19 de outubro em Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições das chapas acontecem nos dias 11 e 12 de setembro com expectativa de disputa entre três candidaturas.

O grupo do atual reitor Marcus David, que é o mesmo da ex-reitora e prefeita Margarida Salomão (PT), lançou como candidata a vice-reitora, Girlene Alves da Silva, que deve ter como companheiro de chapa o professor Telmo Mota Ronzani, do curso de Psicologia. As conversas com integrantes da Faculdade de Direito para indicar uma vice não avançaram.

Com candidatura também já colocada, o diretor do ICB (Instituto de Ciências Biológicas), Lyderson Facio Viccini, deve ter como vice a professora Mônica Ribeiro de Oliveira, que deixou a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa ao término do primeiro semestre. Lyderson e Mônica intensificaram nos últimos dias agenda de encontros com professores e servidores para definir proposta de gestão.

A possível terceira chapa na disputa pode ter como candidato a reitor o professor do departamento de Física, Flávio Takakura. As conversas para definição do segundo nome da composição ainda estão em andamento. Ligado ao grupo ex-reitor Henrique Duque, que esteve à frente da instituição por dois mandatos entre 2006 e 2014, Takakura tenta atrair para sua chapa uma professora com experiência em gestão.