Conjuntura

41 mil eleitores de Juiz de Fora têm títulos cancelados por ausência de biometria

Quarenta e um mil eleitores de Juiz de Fora estão com seus títulos eleitorais cancelados por ausência de cadastro biométrico. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) havia suspendido temporariamente todos os cancelamentos nas eleições de 2020 e 2022 em razão da pandemia da Covid-19. A suspensão foi revogada, e os registros eleitorais foram novamente invalidados. Esses eleitores não poderão votar em 2024 sem o recadastramento.

Outros 39 mil juiz-foranos seguem sem biometria, mas ainda aparecem como regulares por terem votado ou justificado em 2022. Eles também precisam fazer o recadastramento. Ao todo, 80 mil eleitores de Juiz de Fora devem procurar atendimento da Justiça Eleitoral para realizarem o cadastro biométrico.

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) retomou coleta de biometria de eleitoras e eleitores em todo o estado desde 1º de agosto. A recomendação é para que as pessoas não deixem para fazer a regularização apenas no final do prazo ainda ser estabelecido pelo TSE.

Para fazer a coleta da biometria, eleitoras e eleitores podem ir diretamente a um dos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento. Se preferirem, podem agendar o atendimento pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600. 

É necessário levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam apresentar certificado de quitação do serviço militar.

Importante destacar que o eleitor de determinada cidade pode buscar atendimento presencial em qualquer cartório eleitoral/central de atendimento do estado. Tal facilitador foi implantado pelo projeto TRE Atende Mais. O atendimento que antes era feito somente perante a unidade da Justiça Eleitoral do domicílio da pessoa interessada, passou a ser possível em qualquer unidade de atendimento do Estado. Nesse caso, recomenda-se agendar o atendimento.

Atendimento on-line

Qualquer serviço relacionado ao título de eleitor pode ser solicitado também pelo sistema Título Net, no site do TRE-MG. Ao preencher o formulário, será necessário anexar cópia de documento oficial de identidade com foto, selfie segurando esse documento ao lado do rosto e comprovante de endereço. Homens que solicitam o primeiro título no ano em que completam 19 anos também precisam anexar cópia do certificado de quitação do serviço militar.

Ao final do preenchimento online, no documento de confirmação do requerimento, será informado que a zona eleitoral que vai receber a solicitação já retomou o cadastramento da biometria e que os dados biométricos precisam ser coletados para concluir este atendimento. Também será informado que o eleitor deve procurar o cartório eleitoral no prazo de 30 dias. Se não comparecer nesse prazo, o requerimento será descartado e um novo precisará ser feito.