Publicidade
Conjuntura

Consulta para escolha de reitor termina hoje com indicação de segundo turno

A comunidade acadêmica da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) vai conhecer hoje (19) o resultado do primeiro turno da consulta para escolha do próximo reitor da instituição. A atual vice-reitora, Girlene Alves da Silva (Chapa 1), o diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Lyderson Facio Viccini (Chapa 2), e o professor do departamento de Física, Flávio Iassuo Takakura (Chapa3), estão na disputa. A votação foi iniciada ontem e segue até hoje (19) nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

Mesmo se tratando de um processo de escolha com voto facultativo, o que eleva a dificuldade das projeções, as três chapas trabalham com perspectiva de segundo turno. Caso isso aconteça, as duas candidaturas com maior número de votos voltaram às urnas em 10 dias, no período de 30 e 31 de outubro. A nova reitora ou novo reitor vai comandar UFJF no quadriênio 2024-2028.

A consulta pública para sucessão do atual reitor Marcus David foi marcada por críticas em relação ao curto período de campanha – 35 dias – e aos poucos debates – dois em Juiz de Fora e um em Governador Valadares.  No caso específico dos debates, chamou atenção ainda a baixa qualidade e os atropelos nas tentativas de transmissões pelo YouTube.

Já na manhã dessa quarta-feira (18), no primeiro dia de votação, houve reclamação da Chapa 3 quanto ao atraso para abertura das urnas no Campus de Governador Valadares e em algumas unidades de Juiz de Fora. A situação foi normalizada ao longo do dia. Na manhã de hoje, não foram registrados transtornos.