A festa de três anos do pequeno João Pedro, com bolo e cachorro-quente, aconteceu na calçada da rua onde ele mora, no bairro São Mateus, em Juiz de Fora. Foi ali que a família encontrou o espaço ideal para o aniversariante celebrar ao lado de alguns de seus melhores amigos: o caminhão de coleta de lixo, o motorista e os garis.
Fã da animação “Zé Coleta”, que conta as aventuras de um garoto de seis anos cujo melhor amigo é um caminhão de lixo, João Pedro acabou criando uma relação especial com o veículo do Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) e com a equipe de coleta, que ele acompanha diariamente da janela do apartamento.
Segundo o pai, Sami Roque, essa amizade começou ainda no primeiro ano de vida. “Quando o João Pedro ouvia o barulho característico do caminhão se aproximando, ele corria até a varanda para acenar e falava: ‘É o Zé Coleta!’”. Com o tempo, motorista e garis passaram a retribuir com acenos, criando uma rotina que se repetia todos os dias.
Essa amizade feita de acenos e buzinas ganhou novos contornos no último dia 6 de agosto, quando a família resolveu convidar a equipe de coleta para a festa de aniversário. Como o caminhão não poderia entrar no salão de festas, a solução foi levar a comemoração até a rua. Na véspera, o pai de João Pedro abordou os trabalhadores durante a coleta no bairro e fez o convite.
“Queríamos agradecer o carinho de todos os dias, cantar parabéns com eles e mostrar ao nosso filho que aqueles amigos que ele tanto admira estavam bem pertinho”, contou Sami Roque. O convite foi aceito de imediato: motorista e garis confirmaram presença e, claro, levariam também o “Zé Coleta”.
No dia da festa, quando o som característico do caminhão começou a ecoar pelo quarteirão, João Pedro já aguardava ansioso, olhando para todos os lados da rua. Pouco depois, o motorista Igor estacionou o veículo, de onde desembarcaram os garis Daniel, Gleiton e outro Daniel.
“Foi um momento único para nós, pais, um presente ver a alegria do João Pedro. Acho que também foi um gesto de reconhecimento para os garis e para o motorista. Com certeza, um aniversário inesquecível”, afirmou o pai.

