Contexto

O Pharol que se acende 82 anos depois

“Nenhuma publicação exerceu tamanha influência sobre a mentalidade dos habitantes juiz-foranos, especialmente sobre os membros de sua elite, como O Pharol”. (Arte: Camila Matheus, sobre fotos de Leonardo Costa)

O Pharol que se apaga em 1939 com o alvorecer do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo de Getúlio Vargas guardava consigo 70 anos da história de Juiz de Fora. Após ter guiado a principal cidade de Minas Gerais na transição do século XIX para o século XX, deixava as ruas com baixa intensidade, um tanto embaçado pela perseguição e pela censura.

O Pharol que se acende 82 anos depois, no século XXI, lança luzes aos fatos para ajudar na travessia do período de maior nebulosidade da história recente do país. O jornal chega pela via digital em um momento de renovado apelo ao fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão, que o leva ao necessário empenho para promoção do debate público plural e maduro.

O Pharol que se ergue hoje alcança Juiz de Fora e seus 171 anos. A cidade desenvolvida, diversa e aprazível, cantada em verso e prosa nas páginas do velho jornal há pouco mais de oito décadas, aconteceu. Mas, como antes, sua gente segue sonhando com o futuro. O que se vislumbra no horizonte são mais oportunidades, acesso, esperança.

Quer O Pharol, como outrora, se conectar com a sociedade juiz-forana, agora acolhendo as histórias e os anseios de todas as classes, para mostrar que o jornalismo ainda é muito útil e imprescindível, e que ninguém faz o que ele costuma fazer. Sua intensidade luminosa estará voltada para informações justas, precisas e completas, com amplo aparato de divulgação.

O modelo jornalístico de O Pharol mantém as técnicas e normas do jornalismo profissional, mas se atém a detalhes para descrever a conjuntura de um fato, ampliando o aprendizado sobre determinado assunto. Esse processo se repete cotidianamente em todas as editorias, com transparência e rigor na apuração dos fatos.

O Pharol é uma iniciativa da Casa do Jornalista de Juiz de Fora, financiado com recursos próprios dos profissionais envolvidos no projeto. Com sede em Juiz de Fora, sua equipe é constituída por pessoas com diferentes formações e qualificações, incluindo jornalismo, ciências sociais, geografia, literatura, ciência de dados, design e tecnologia.

Os valores de O Pharol são os pilares de suas ações em todos os momentos. Em um setor em constante evolução, mudanças e inovações serão sempre bem-vindas para aperfeiçoar e ampliar as condições de acesso e entendimento, para o exercício da democracia e cidadania.

Todos aqueles que fazem o Pharol trabalham para manter os princípios mais nobres da atividade profissional, construindo um ambiente que cultive a colaboração e respeite todas as vozes e identidades.