Holofote

TV Integração afasta risco de ingerência após executivo do grupo ir a ato bolsonarista

Grupo de empresários percorreu, de jatinho, cerca de 420 quilômetros em viagem de Uberlândia a Brasília (Foto: reprodução Instagram)

A presença de Rogério Nery, executivo da TV Integração, na manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Esplanada dos Ministérios na última terça-feira, 7 de setembro, foi alvo de indagações de jornalistas e telespectadores nas redes sociais. A informação foi divulgada por Igor Gadelha, colunista do jornal on-line Metropoles.

Durante o evento, o presidente fez declarações golpistas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma rede social, um dos integrantes da comitiva da qual participou Rogério Nery, postou que estavam indo a Brasília com hashtag novobrasil. O grupo saiu de Uberlândia em um jato Cessna, modelo 525/2016, com camisas verdes e amarelas.

Questionada por O Pharol se não estariam os interesses privados dos detentores da concessão se sobrepondo ao interesse público, considerando ser a emissora de TV uma concessionária pública, com princípios e finalidades atribuídos legalmente, o Grupo Integração respondeu cumprir todos os preceitos legais. Lembrou que historicamente segue os rígidos padrões de qualidade da Rede Globo.

Ainda segundo a nota encaminhada pelo Grupo Integração, a TV “mantém práticas consagradas de jornalismo, com uma cobertura isenta, imparcial, precisa e que atende o melhor interesse público”. E prossegue. “Esses princípios, basilares e inegociáveis, seguem inalterados, e podem ser vistos pela audiência todos os dias em todos os telejornais da TV Integração, instituição esta que respeita os valores democráticos.”

Por fim, a nota menciona o fato de a cobertura jornalística, no último dia 7 de setembro, ter dado idêntico espaço para as duas manifestações que ocorreram na data, no caso, o Grito dos Excluídos e o ato de apoio a Bolsonaro, em Juiz de Fora.