Conjuntura

Alexandre Atilio foi eleito presidente da OAB-JF; Sérgio Leonardo venceu em Minas

Alexandre Atilio e Sérgio Leonardo se encontraram em evento de campanha em Juiz de Fora (Foto: Divulgação)

Alexandre Atilio Costa, atual vice-presidente da OAB-JF, foi eleito presidente da entidade no último sábado. A chapa encabeçada por ele – “Uma OAB de todos” – obteve 1.069 contra 762 dados à chapa “OAB presente, como deve ser”, que tinha à frente Rodrigo Esteves. Foram registrados ainda 188 brancos e nulos.

Dos 3.484 advogados aptos a participar do processo eleitoral, 42% não compareceram. Como o voto é obrigatório, os eleitores ausentes estão sujeitos a multa equivalente a 20% do valor da anuidade. Para evitar a punição, é preciso apresentar por escrito até 60 dias após a realização das eleições.

A eleição de Alexandre Atilio, que contou com o apoio de pelo menos quatro ex-presidentes, mantém o mesmo grupo à frente da entidade por mais um triênio. O presidente eleito, no entanto, rechaça a ideia de “grupos” internamente, mesmo porque, segundo ele, há pessoas de chapas contrárias numa eleição que acabam compondo em outra.

“O nosso grupo é a advocacia de Juiz de Fora. A cada eleição, novos representantes são eleitos, novos integrantes são abraçados, inclusive aqueles que fizeram parte de chapas de oposição. Assim, não podemos dizer que exista um grupo específico de que façamos parte, pois a renovação é constante e a integração é perene. Fazemos parte, sim, de um grupo da advocacia de Juiz de Fora, que dirige a OAB desde sua formação.”

Em entrevista para O Pharol durante a campanha, Alexandre Atilio criticou a morosidade processual “com consequências nefastas sobre os cidadãos” e também para os advogados que “acabam, em muitos casos, tendo sua remuneração vinculada à concretização de decisões judiciais”.

Ele lamentou ainda o fato de o Processo Judicial Eletrônico (PJE), implantado como promessa de solução de celeridade, ter se tornado “fonte constante de dores de cabeça”. Falando sobre os jovens advogados, prometeu auxílio por parte da entidade para a inserção no mercado de trabalho por meio do núcleo do jovem advogado.

Disputa apertada em Minas

Também no sábado (27), Sérgio Rodrigues Leonardo, da chapa “Renova OAB”, foi eleito presidente da seccional mineira da OAB para o triênio 2022-2024, com 18.146 votos. Luís Cláudio Chaves, da chapa “Ordem com Você”, ficou em segundo lugar e recebeu 17.836 votos.

Filho do ex-presidente da entidade no estado, o criminalista Marcelo Leonardo, ele apresentou como proposta o congelamento imediato e posterior redução da anuidade, a defesa dos honorários e o desconto na anuidade da Ordem para a jovem advocatícia.