Coronavírus

Infectologista recomenda cancelar feriado de Carnaval em Juiz de Fora

Com o avanço da variante Ômicron e sua alta taxa de transmissão, os infectologistas elevaram o grau de preocupação com as medidas preventivas. Ações simples como evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar bem as mãos que passaram a ser negligenciadas precisam ser retomadas com urgência.

O médico infectologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Rodrigo Daniel de Souza, vai mais longe e recomenda cancelar o feriado de Carnaval em Juiz de Fora.  “A impressão atual é que os casos de COVID devem ser pela Ômicron. E que essa variante promove casos menos graves, mas mesmo que não haja um pico enorme, as hospitalizações no final de dezembro eram de 41-45, hoje 197. Terá que fazer uma contingência, pois o povo fará Carnaval. Acho que feriado deveria ser suspenso.” Ele lembra que a atual onda se ampliou após as aglomerações de festas de final de ano, por isso o risco com o Carnaval.

Para a médica infectologista da Santa Casa de Juiz de Fora, Cristiane Marcos Soares Dias Ferreira, o feriado de Carnaval só fará sentido se as pessoas ficarem em casa. “Não pode ser usado para aglomerações.”

Quanto ao retorno das aulas presenciais previstas para o próximo dia 7 de fevereiro, a infectologista recomenda cautela com estímulo à vacinação, uso de máscara com troca, e distanciamento dentro das salas de aulas.  “O momento é de conscientização das regras básicas, da não aglomeração, uso de máscara e vacinação”.

Por meio de nota, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que ainda não há deliberação a respeito da suspensão do ponto facultativo durante o Carnaval. Quanto ao retorno das aulas, está mantido o dia 7 de fevereiro.

Em relação ao número de leitos disponíveis, a informação é de que “Secretaria de Saúde vem monitorando os números diariamente e acompanhando de perto a situação da pandemia no município”. Nessa quinta-feira (27), a taxa de ocupação das UTI’s no município havia ultrapassado 80%.

Ainda assim, de acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, “os leitos disponíveis são suficientes para o acolhimento aos pacientes”. Sobre a desmobilização de leitos UTI Covid, a informação é de que sua realização foi precedida por estudo, com acompanhamento e monitoramento epidemiológico que apresentaram segurança para tal.

A nota também informa que a vacinação está avançando na cidade e “demonstrando que, apesar da alta do número de casos confirmados, as complicações são baixas”. As recomendações continuam as mesmas, como o incentivo à vacinação, o uso de máscaras com boa vedação, além de evitar aglomerações e manter o distanciamento físico, sempre que possível.  

Publicidade