Educa

UFJF vai voltar com as aulas presenciais em abril

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) retomará as aulas de forma presencial, em sua totalidade, no primeiro semestre de 2022. O início está previsto para ocorrer, pela maioria dos cursos, no dia 18 de abril. A informação foi confirmada pela Diretoria de Imagem Institucional a O Pharol. Atualmente, as aulas na instituição ocorrem de forma híbrida, com disciplinas práticas e estágios obrigatórios acontecendo de forma presencial, e aulas teóricas de forma remota.

O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (Consu/UFJF) decidiu, nesta quarta-feira (9), alterar determinados itens do protocolo de biossegurança em relação à Covid-19, adequando-se às normas estadual e municipal e à portaria interministerial MTP/MS Nº 14, de 20 de janeiro de 2022. Entre as principais mudanças, está a redução do distanciamento linear mínimo em todos os ambientes da UFJF para um metro entre as pessoas, medido boca a boca. As outras medidas dizem respeito ao fim do uso de plástico filme para revestimento de equipamentos como teclados e telefones, ao fim do uso de barreiras de acrílico e também a recomendação de uso de protetores faciais com viseiras transparentes para ambientes e situações específicas de atendimento ao público.

Conforme informações da UFJF, as mudanças foram aprovadas pela maioria dos conselheiros e atendem ao encaminhamento da Comissão de Infraestrutura e Saúde, bem como às recomendações do Comitê de Monitoramento sobre o Coronavírus. As alterações ocorrem sob a justificativa da ampliação da cobertura vacinal em Juiz de Fora e Governador Valadares – onde funcionam os dois campi da instituição -, o baixo risco de contaminação por contato com superfícies, bem como a prática do uso de máscara e higienização das mãos entre a população.

As medidas serão aplicadas às unidades administrativas da UFJF imediatamente. No Colégio de Aplicação João XXIII, elas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (14), com a retomada das aulas presenciais. Nas demais unidades acadêmicas, as alterações também ocorrem com o retorno das aulas presenciais no 1º semestre de 2022, com início previsto para 18 de abril.

O Consu deve se reunir novamente nesta sexta (11) para tratar sobre o passaporte vacinal e na próxima quarta (16) para adequações nas resoluções em vigor sobre trabalho e o ensino na pandemia. Conforme a UFJF, a instituição continua monitorando as condições epidemiológicas em Juiz de Fora e Governador Valadares a fim de garantir o retorno gradual e seguro das atividades presenciais.

Atividades suspensas em 2020

As atividades presenciais da UFJF foram suspensas pela primeira vez no dia 17 de março de 2020 no campus de Juiz de Fora, e no dia 18, no de Governador Valadares. A princípio, o Consu previu a paralisação emergencial por, pelo menos, 15 dias. O calendário acadêmico foi suspenso alguns dias depois, valendo para todos os cursos de graduação, presenciais e a distância, dos dois campi. Em abril, a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais foi prorrogada por mais 30 dias.

Após duas novas prorrogações para maio e junho, a UFJF deu o primeiro passo, no início de julho de 2020, para o retorno das atividades, porém de forma on-line, com a aprovação da resolução que autorizava a realização de ensino remoto emergencial para as turmas de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. A regulamentação para o ensino remoto emergencial na graduação ocorreu apenas em 13 de agosto de 2020, sendo que o novo calendário acadêmico foi publicado no dia 20 daquele mesmo mês, com o início das aulas do primeiro semestre ocorrendo em 21 de setembro.

Cerca de um ano depois, a retomada das atividades presenciais da graduação de forma gradativa foi aprovada, em 14 de setembro de 2021. As aulas seriam oferecidas a partir do 2º semestre de 2021 para disciplinas práticas, teórico-práticas e os estágios obrigatórios. As disciplinas teóricas, entretanto, continuaram de forma remota. As aulas presenciais nestas modalidades tiveram início no dia 3 de novembro do ano passado.

Espaços de lazer

No dia 20 de março de 2020, o Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta da UFJF sobre a Covid-19 decidiu pela proibição do uso das áreas de lazer da instituição, incluindo Praça Cívica e todo o seu entorno, equipamentos de ginástica e bicicletário. Nesta terça-feira (8), a UFJF anunciou a liberação das áreas verdes do campus para uso da comunidade.

Os espaços estão liberados apenas para uso individual e pequenos grupos. Os banheiros da praça cívica ficarão abertos nos horários de funcionamento da área, que será das 7h às 18h. O uso de máscaras e o distanciamento social, bem como evitar aglomerações, seguem sendo obrigatórios, de acordo com os protocolos municipais e da própria UFJF.