Sim, Will Smith deu um sonoro tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia do Oscar no último domingo (27). O episódio, que chegou a ser visto no início como uma encenação, foi muito real e também muito polêmico. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o evento, twittou que “não tolera violência de nenhuma forma”. Muita gente do mundo do cinema se posicionou contra e a favor à atitude de Will Smith.
Chris Rock, conhecido comediante de stand-up, subiu ao palco para apresentar o prêmio de melhor documentário. Na fase de se “ambientar”, antes de anunciar os indicados, ele encadeou uma série de piadas com alguns dos presentes. Brincou primeiro com Javier Bardem e Penélope Cruz, ao dizer que Bardem torcia para Will Smith levar o prêmio de melhor ator porque, se ele ganhasse e Penélope não, seria um problema para a relação.
Ao colocar Will Smith na roda, Chris Rock emendou uma piada com a mulher do ator, Jada Pinckett-Smith. “Amo você, Jada. Mal posso esperar pra ver ‘G.I. Jane 2’”, disse. Ele fez referência a um filme de 1997, “Até o limite da honra” no título em português. Nele, a atriz Demi Moore aparece de cabeça raspada para interpretar uma agente paramilitar. Jada condenou a piada com uma olhar de reprovação. Will Smith se levantou, caminhou até o palco e deu um tapa no rosto de Chris Rock.
O áudio da transmissão nos EUA foi cortado naquele momento, mas continuou sem censura em outros países, incluindo o Brasil. “Uau! Uau!” disse Chris Rock, enquanto Will Smith voltava para seu assento. “Will Smith acabou de me dar uma surra, pessoal.” Já sentando, o ator gritou: “Mantenha o nome da minha esposa fora de sua boca.” Nisso, Chris Rock justificou: “Uau, cara. Foi uma piada de GI Jane”. No que Will Smith repetiu: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca.” Sem graça, Chris Rock concordou: “Eu vou. OK?” Em seguida, exclamou: “Essa foi a maior noite da história da televisão”.
Dois anos atrás, Jada Pinckett-Smith anunciou que tinha sido diagnosticada com alopecia, uma doença que causa queda de cabelo. Por causa do problema, ela passou a raspar a cabeça. Jada tonou público o diagnóstico em 2018 em seu programa ao vivo no Facebook, Red Table Talk . “Eu estava no chuveiro um dia e tinha um punhado de cabelo nas mãos e fiquei tipo, ‘Oh meu Deus, estou ficando careca?’” Em julho de 2021, ela raspou a cabeça, convencida pela filha Willow Smith.
Poucos minutos depois de agredir Chris Rock, Will Smith ganhou o Oscar de melhor ator por sua atuação em King Richard, no qual interpretou Richard Williams, pai das tenistas Vênus e Serena Williams. “Richard Williams era um defensor feroz de sua família”, disse ao receber o prêmio. Ele chorou ao longo de seu discurso, que variou entre a defesa de suas ações, um pedido de desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e uma exaltação a Richard Williams.
“Quero me desculpar com a Academia”, disse ele. “Quero pedir desculpas a todos os meus colegas indicados. Este é um belo momento. E eu não estou chorando por ganhar um prêmio. Não se trata de ganhar um prêmio para mim. É sobre ser capaz de iluminar todas as pessoas.” Will Smith continuou dizendo que queria “levantar” as histórias de pessoas como Richard Williams, que protegiam aqueles que amava. “A arte imita a vida. Eu pareço o pai maluco, assim como eles disseram sobre Richard Williams. Mas o amor vai fazer você fazer coisas malucas.”
O Departamento de Polícia de Los Angeles disse mais tarde à revista Variety que Rock “se recusou a registrar um boletim de ocorrência” após o evento. De acordo com Scott Feinberg , do The Hollywood Reporter, um Will Smith choroso foi “puxado de lado e confortado” por Denzel Washington e Tyler Perry logo após o episódio.
O trio pode ser visto conversando em frente ao palco durante um intervalo comercial, com Denzel Washington e Tyler Perry colocando as mãos em seus ombros. Bradley Cooper também foi visto ao lado de Will Smith e parecendo tranquilizá-lo.
Nos eventos previstos para depois da cerimônia do Oscar, Will Smith participou da festa da Vanity Fair com os filhos Trey e Jaden, a filha Willow e sua esposa, onde apareceu sorrindo para os fotógrafos e posando com seu prêmio no tapete vermelho.
Os vencedores do Oscar 2022
Filme: “No ritmo do coração”
Direção: Jane Campion (“O ataque dos cães”)
Atriz: Jessica Chastain (“Os olhos de Tammy Faye”)
Ator: Will Smith (“King Richard: Criando campeãs”)
Atriz coadjuvante: Ariana DeBose (“Amor, sublime amor”)
Ator coadjuvante: Troy Kotsur (“No ritmo do coração”)
Filme estrangeiro: “Drive My Car” (Japão)
Roteiro adaptado: Siân Heder (“No ritmo do coração”)
Roteiro original: Kenneth Branagh (“Belfast”)
Figurino: Jenny Beavan (“Cruella”)
Trilha sonora: Han Zimmer (“Duna”)
Animação: “Encanto”
Curta-metragem de animação: “The Windshield Wiper”
Curta-metragem de ficção: “The Long Goodbye”
Documentário: “Summer of Soul (…ou, quando a revolução não pode ser televisionada)”
Documentário de curta-metragem: “The Queen of Basketball”
Som: “Duna”
Canção original: Billie Eilish e Phinneas, por “No Time to Die” (“007 – Sem tempo para morrer”)
Maquiagem e cabelo: “Os olhos de Tammy Faye”
Efeitos visuais: “Duna”
Fotografia: “Duna”
Edição: “Duna”
Design de produção: “Duna”