A bailarina juiz-forana Luciana Sagioro recebe, nesta quarta-feira (27), a Medalha do Mérito Legislativo 2022 a maior e mais tradicional honraria da Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora. A homenagem reconhece todos os anos as pessoas físicas e jurídicas que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento da sociedade juiz-forana.
Luciana é uma das mais jovens a ser agraciada com a medalha e é homenageada na categoria de cultura, por suas conquistas e feitos no balé nacional e internacional, além de levar o nome da cidade mineira para o mundo. Em fevereiro de 2022, com apenas 15 anos, a artista ficou em 3º lugar no Prix de Lausanne, na Suíça, competição que reúne os melhores profissionais do mundo nesta área, sendo a única latino-americana no pódio. Além disso, Luciana também foi eleita “Bailarina da Competição” pelo voto popular on-line.
De mudança para a França em agosto, quando inicia seus estudos como bolsista convidada na Ópera de Paris, berço do ballet clássico na Europa, a juiz-forana se derrete pela homenagem em sua cidade natal. “Estou extremamente honrada de receber essa medalha, devo muito do meu desenvolvimento como bailarina a minha família e tantas outras pessoas de Juiz de Fora, sempre carreguei a cidade no meu coração. Sou uma Juiz-forana orgulhosa e receber essa homenagem da minha cidade é um privilégio e uma honra”, comemora a bailarina.
A cerimônia ocorre nesta quarta-feira (27) às 19h30, na Câmara dos Vereadores de Juiz de Fora, com a outorga da medalha a 19 pessoas, depois de dois anos sem a entrega do Mérito por conta da pandemia da Covid-19.
Confira lista das personalidades homenageadas abaixo:
- ACR Empreendimentos – Mérito Excepcional
- Alexandra Aparecida de Oliveira – Saúde
- Aloísio Gonçalves de Castro – Comércio e Serviços
- Ana Léia Salomão e Ribeiro – Justiça
- Ana Lúcia de Oliveira Miranda – Turismo
- Associação Alemã de Juiz de Fora – Filantropia e Assistência Social
- Carlos Henrique Leal – Transporte
- Celso Machado de Almeida – Agropecuária
- Cézar Henrique Barra Rocha – Meio Ambiente
- Ênio César Saraiva Santana – Mérito Excepcional
- Giane Elisa Sales de Almeida – Mérito Excepciona
- Instituto Educação e Cidadania – Direitos Humanos
- João César Novais – Política
- John Kleberson Oliveira Gomes – Esporte e Lazer
- Luciana Delgado Sagioro – Cultura
- Mateus Ribeiro Damasceno – Indústria e Comércio
- Ricardo Ribeiro – Comunicação
- Sindicato dos Professores – Educação
- Yuri Eder Caetano – Segurança Pública