Holofote

Margarida promove sua 10ª mudança no secretariado após 17 meses de governo

Secretariado da prefeita Margarida Salomão na posse em 2021 (Foto: PJF)

No início da manhã dessa terça-feira (7), a prefeita Margarida Salomão (PT) dará posse à arquiteta Lívia Delgado, que deixa a direção da Emcasa (Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora), para assumir a Secretaria de Planejamento Urbano. Também será empossada como nova diretora geral do Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) a contabilista Ana Luísa Guimarães, que é a atual secretária-adjunta de Saúde.

A expectativa é de que na mesma ocasião seja também anunciado o nome de quem vai substituir Lívia Delgado na Emcasa. Como a prefeita tem buscado manter a paridade gênero em seu primeiro escalão, muito possivelmente uma mulher assumirá a autarquia. Para a função de adjunto da Saúde, a escolha deve ficar a cargo do secretário da pasta, Ivan Chebli.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Margarida voltou a usar a analogia com o futebol para explicar a mudança no time. “Às vezes, no meio do jogo, é necessário fazer uma pequena mexida no time. Não que nós vamos mudar o plano de jogo, mas um acerto na equipe pode levar a uma qualidade maior nos resultados”. Quando anunciou seu secretariado antes da posse, a comparação foi com a seleção brasileira que disputou a Copa de 1970.

As mudanças a serem confirmadas nessa terça-feira (7) mostram a ascensão de Ana Luísa Guimarães, que é filiada ao PT e pertence à mesma corrente interna no partido que Margarida, a Democracia Socialista. Também é desse mesmo grupo a ex-secretária de Saúde e pré-candidata a deputada federal Ana Pimentel.

O Demlurb atualmente é uma das pastas com maior representatividade na Câmara Municipal. Passaram por lá o presidente da Casa, Juraci Scheffer, e os vereadores Marlon Siqueira (PP) e Thiago Bonecão (Cidadania). O trabalho na autarquia deve despertar ciúmes, mas também, até pelo histórico, pode se traduzir em bons resultados, inclusive eleitorais.

Lembrando que, na última semana, o vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal-União Brasil) foi anunciado como novo líder do governo na Câmara Municipal pela prefeita Margarida Salomão (PT). Ele vai substituir o vereador Marlon Siqueira (PP), que deixou a função para se dedicar ao seu mandato e à pré-candidatura a deputado estadual.

Mudanças na gestão Margarida Salomão:

A serem confirmadas nessa terça-feira (7)

Secretaria de Planejamento Urbano: sai Fabíola Ramos, entra Lívia Delgado.

Demlurb: sai Gisele Teixeira, entra Ana Luísa Guimarães.

Emcasa: sai Lívia Delgado (substituição ainda indefinida).

Já concretizadas

Secretária de Saúde: saiu Ana Pimentel, entrou Ivan Chebli.

Empav: saiu Ana Lúcia Damasceno, entrou Richard Tavares.

Secretaria de Obras: saiu José Walter de Andrade, entrou Lincoln Santos de Lima.

Secretaria de Mobilidade Urbana: saiu Patrícia Veras (foi nomeada, mas não tomou posse), foi sucedida por Rosimar Aparecida da Gonçalves, que saiu para a chegada de Tadeu David.

Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania: saiu Tadeu David, entrou Letícia Paiva Delgado.

Procuradoria Geral do Município: saiu Carlos Delage Junqueira, entrou Marcus Motta Monteiro de Carvalho.

Publicidade