O Calçadão da Rua Halfeld voltou a ser o termômetro político de Juiz de Fora. Nessa semana, quando se completou um terço da campanha, três concorrentes ao governo de Minas Gerais – Lorene Figueiredo (PSOL), Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD) – foram para o corpo a corpo com o eleitor juiz-forano no ponto político mais tradicional do município.
Com diferentes abordagens, os candidatos e a candidata realizaram o trajeto se aproximando daquilo que lhes era mais familiar. Romeu Zema (NOVO) veio à cidade na quarta-feira (31), onde cumpriu agenda de campanha. O atual governador e candidato à reeleição fez aceno a sua base, almoçando com empresários, comerciantes e apoiadores.
Ao descer o Calçadão, Zema aproveitou a oportunidade para se aproximar dos eleitores. Empresário e agora político, ele parou em frente a alguns estabelecimentos comerciais e conversou com lojistas. O governador estava acompanhado do deputado federal, Marcelo Aro (PP), que é candidato ao Senado, e de candidatos a deputado de seu partido e de partidos aliados do seu governo da Assembleia de Minas.
Lorene Figueiredo, que esteve no Calçadão na terça-feira (30), voltou ao local também na quarta-feira (31), quando dividiu o espaço com a caravana de Zema. Sobre os políticos e os apoiadores que acompanhavam o ato de campanha do governador, ela foi sucinta: “Festa estranha com gente esquisita.”
A candidata falou da sua presença mais constante no Calçadão como um aceno à sua própria origem na política, oriunda da panfletagem sindical ao longo da rua Halfeld. Lorene aproveitou sua ligação com a cidade para dialogar diretamente com a população, abordando seu projeto de governo e com críticas aos seus concorrentes. “O mesmo governador que entrega um bilhão em renúncia fiscal para um empresário, afirma que o estado está quebrado”, disse, em uma crítica direta a Zema.
Kalil desembarcou em Juiz de Fora na quinta-feira (1º). Em sua rápida passagem pelo Calçadão, acabou não resistindo e sucumbiu ao clássico das campanhas eleitorais pelo Brasil: foi até uma lanchonete onde tomou café com a prefeita Margarida Salomão (PT) e o senador Alexandre Silveira (PSD), que é candidato à reeleição.
O candidato do PSD aproveitou o momento junto com apoiadores e retomou seu estilo inflamado raramente aflorado na campanha. Falando diretamente para o governador Romeu Zema, mandou o recado: “Venha me enfrentar.” O desafio foi lançado em defesa do ex-presidente Lula. “O Lula é um líder, tem que ser respeitado. Se quiser me agredir, não tem problema, mas tem que respeitar o maior líder do país.”
Pesquisa Datafolha realizada de 30 de agosto a 1º de setembro de 2022 e divulgada na quinta-feira (1º) coloca o governador Zema como favorito para vencer as eleições no primeiro turno. Ele tem 52% das intenções de votos. Alexandre Kalil tem 22% dos votos. A distância entre os dois primeiros colocados é 30 pontos percentuais. Na sequência está o senador Carlos Viana (PL), com 4%. Lorene Figueiredo e Marcus Pestana (PSDB) aparecem com 1º das intenções.
* Estagiária sob supervisão.