Publicidade
Conjuntura

Quando a rainha Elizabeth 2ª e o rei Pelé se encontraram no Maracanã

A rainha Elizabeth 2ª e o rei Pelé se encontram no Maracanã com público de 100 mil pessoas (Foto: Arquivo nacional)

A edição do dia 11 de novembro de 1968 do jornal O Globo trouxe a reprodução do diálogo entre a rainha Elizabeth 2ª e o rei Pelé na tribuna de honra do Maracanã. Os dois se encontraram após um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo na primeira e única visita da monarca ao Brasil. Os paulistas venceram a disputa por 3 a 2, e Pelé, o capitão da seleção paulista, marcou um dos gols, o 900º de sua carreira.

O autêntico encontro real teve como provocador Lael Soares, o chefe do cerimonial do Palácio Guanabara, que anunciou: “Majestade, este é o jogador Pelé, famoso mundialmente.” A resposta foi instantânea: “Ah, eu sei!”, sorriu a rainha, estendendo a mão. “Já o conheço de nome. E me sinto muito feliz em cumprimentá-lo”.

Pelé recorreu ao intérprete real para agradecer a distinção. “Diz para ela que estou emocionado por ter participado de um jogo que contou com a sua presença”, pediu o jogador. “Diga para ele que a felicidade é minha”, respondeu a rainha, com outro sorriso.

A rainha Elizabeth II contava então com 42 anos de idade e 16 de reinado. Seu real interlocutor brasileiro estava com apenas 28 anos e já era bicampeão do mundo (Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile) e um ano e sete meses depois ganharia o tricampeonato, no México, em 1970.

A Rainha Elizabeth 2ª assistiu ao jogo ao lado do marido, o Príncipe Philip (1921-2021), e do governador da Guanabara Negrão de Lima (1901-1981). Para não perder nenhum lance, retirou um binóculo de sua inseparável Launer, sua marca de bolsa favorita. Em sua coleção, tem mais de 200 modelos.

Durante aquele jogo, que teve arbitragem de Armando Marques, o Duque de Edimburgo quis saber o que os torcedores gritavam após uma falta não marcada pelo árbitro. Constrangidos, Maneco Muller e Evandro Guerreiro, representantes da Administração dos Estádios da Guanabara, não souberam o que e como responder.

“São expressões pejorativas”, gaguejou Guerreiro. Logo, o embaixador da Inglaterra no Brasil, Sir John Russell, traduziu, um por um, os “gritos inadequados e sem educação”, conforme registro o jornal O Globo.

“O futebol nasceu na Inglaterra, mas, certa vez, no Maracanã lotado com 100.000 pessoas, nós tivemos a honra de mostrar a beleza do futebol brasileiro para a Realeza Britânica. Eu guardo este dia com carinho na memória”, postou Pelé, em suas redes sociais, no dia 9 de abril de 2021, data da morte do Príncipe Philip.

Morte de Elizabeth II

A rainha Elizabeth II morreu nessa quinta-feira (8), aos 96 anos de idade. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham.

“A rainha morreu em paz, nesta tarde (8/9), no Palácio de Balmoral. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

O príncipe Charles assumiu automaticamente o trono do Reino Unido e soltou uma nota lamentando a notícias. “Nós estamos em luto profundo com a passagem na nossa querida soberana e mãe muito amada”, escreveu o rei.