Em campos opostos nas eleições municipais de 2020, a deputada estadual Delegada Sheila (PL), a deputada federal eleita Ione Barbosa (Avante) e o empresário Wilson Rezato (PSB) caminham juntos com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa pela Presidência da República. Os três manifestaram apoio em suas redes sociais e participaram de eventos da campanha bolsonarista em Juiz de Fora.
Durante a passagem do atual presidente pelo município no último dia 18, Delegada Sheila, Ione Barbosa e Wilson Rezato estiveram no Aeroporto da Serrinha. No encontro com lideranças políticas e religiosas realizado ainda no hangar, os três registraram suas presenças. Mais tarde, no comício na Praça da Estação, apenas a deputada estadual e a deputada federal eleita estiveram no palanque.
Sheila segue na campanha desde o primeiro turno. Com mandatos, ela e o deputado federal Charlles Evangelista (PP) permaneceram ao lado de Bolsonaro desde a eleição de 2018. Na disputa pelo governo do estado, eles apoiaram a reeleição do governador Romeu Zema (Novo), em um movimento dos bolsonaristas que acabou isolando o senador e então candidato a governador, Carlos Viana (PL).
Mesmo filiado ao partido de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula (PT), Wilson Rezato adotou certo distanciamento da disputa presidencial no primeiro turno. Sou foco foi a reeleição de Zema, para quem gravou vídeos pedindo votos. Com o apoio do governador a Bolsonaro no segundo turno, o empresário juiz-forano acabou tomando o mesmo caminho.
O apoio de Ione Barbosa a Bolsonaro no primeiro turno foi discreto. Embora tenha participado de um evento de pré-campanha com o atual presidente, ela adotou um posicionamento mais focado no eleitorado que havia lhe dado o terceiro lugar na disputa municipal em 2020. Como estava lidando com apoiadores lulistas e bolsonaristas, se pautou pelo equilíbrio até o fechar das urnas.
Sua presença no palanque de Bolsonaro no segundo turno, no entanto, acabou gerando questionamento por parte de seus eleitores nas redes sociais. Após a repercussão, Ione Barbosa escreveu um post justificando a decisão. Ela defendeu seu apoio ao atual presidente com um posicionamento contra o PT e criticou a gestão do ex-governador Fernando Pimentel (PT), sem citar Lula.
Noraldino Júnior não se posiciona nas redes, mas esteve com Bolsonaro
O deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) tem deixado suas redes sociais bem distantes do segundo turno das eleições. O mais perto que esteve foi numa postagem em solidariedade à ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) após ataque do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que é aliado de Bolsonaro.
Noraldino, entretanto, esteve no Aeroporto da Serrinha para recepcionar o atual presidente no último dia 18. Ele também participou da reunião com lideranças políticas e religiosas. Seu partido, o PSC, formalizou apoio a Bolsonaro no segundo turno, após adotar neutralidade na primeira fase das eleições.
* Estagiária sob supervisão de jornalista profissional.