Com o primeiro lugar na classe micro do SAE Brasil Aerodesign, os estudantes da equipe Microraptor, da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), conseguiram o bicampeonato da mais tradicional competição de projeto e construção de aviões rádio-controlados do país, realizada entre os dias 3 e 6 de novembro em São José dos Campos.
A disputa reuniu quase 100 equipes universitárias de todo o país nas classes micro, regular e advanced. O regulamento, que é concebido por engenheiros da Embraer, desafia os estudantes a desenvolverem todo o projeto teórico de uma aeronave e depois construí-la para demonstrar em voo a capacidade de atender à missão definida.
Para se tornar campeã, a equipe precisa mais do que apenas um avião que voe bem a missão. É necessário garantir boas pontuações em diversos aspectos, como o relatório do projeto e a apresentação oral, além de obter bônus em outros quesitos. São duas fases de avaliação e classificação: competição de projeto e competição de voo.
Na primeira, as equipes apresentam seus projetos e demonstram seus cálculos para determinar a pontuação máxima que o avião pode obter, bem como os diversos critérios utilizados para definição da aeronave. Na competição de voo, são avaliados a carga máxima que cada avião pode carregar, a eficiência estrutural, o peso vazio real da aeronave e sua confiabilidade.
Na classe micro, vencida pela equipe de Juiz de Fora, o desafio é projetar uma aeronave que transporte o máximo de carga possível, porém, obrigatoriamente com motorização elétrica. O uso de giroscópios e de qualquer tipo de sistema de controle automático é permitido.
Nessa categoria, apesar de não ter limitações dimensionais, deve-se cumprir outro requisito que torna as dimensões limitadas: a aeronave deve ser rapidamente montável e desmontável, além de caber desmontada em uma caixa em formato de paralelepípedo com volume interno de no máximo 0,036 m³.
Desafio de chegar a São José dos Campos
Por conta dos atos antidemocráticos com bloqueio de estradas pelo país, os estudantes de Juiz de Fora quase não conseguiram chegar a tempo para a competição. Com receio em relação aos riscos envolvendo a viagem, a UFJF adiou a autorização de embarque. Somente na véspera do evento, o professor orientador do grupo, Vitor Mainenti, conseguiu a liberação.
Ana Luíza Arantes, graduanda de engenharia mecânica e integrante da equipe, contou para O Pharol sobre as reviravoltas que passaram na edição deste no. “No começo foi um turbilhão de coisas dando errado, uma atrás da outra, mas a equipe não se deixou abalar e com força de vontade conseguimos superar cada obstáculo”.
Fundada em 2011, a Microraptor já vem traçando uma trajetória de títulos ao longo dos anos. Em 2018 e 2021, a equipe ficou em terceiro lugar no campeonato nacional de Aerodesign e, em 2019, em segundo lugar. A primeira colação veio em 2020, e o bicampeonato agora.
Atualmente com 31 membros, entre calouros e veteranos, a equipe conta com estudantes divididos em nove áreas: aerodinâmica; estabilidade; desempenho; elétrica; cargas; aeroelasticidade; estruturas e ensaios estruturais; plantas e modelagem; e gestão.
O meio de financiamento do projeto acontece majoritariamente na forma de apoio de outras empresas e instituições. A UFJF e o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) apoiam com viagens (ônibus e motorista para o transporte dos alunos e dos equipamentos) e com disponibilização de salas e laboratórios.
A Microraptor também conta com a parceria da Ajam (Associação Juiz-forana de Modelismo) para a utilização da pista de voo para testar os protótipos. Outras colaborações são recebidas por patrocínio em produtos, descontos e em licenças de softwares.
Resultados SAE Aerodesign Brasil
(Os primeiros colocados de cada categoria e o segundo colocado da Regular ganham o direito de representar o Brasil na competição SAE Aerodesign nos Estados Unidos)
Classe micro
1º – Microraptor – Universidade Federal de Juiz de Fora
2º – EESC USP Bravo – Escola de Engenharia de São Carlos – USP
3º – Uirá – Universidade Federal de Itajubá
Classe regular
1º – Axé Fly – Universidade Federal da Bahia
2º – Urubus – Universidade Estadual de Campinas
3º – Uirá – Universidade Federal de Itajubá
4º – Keep Flying – Escola Politécnica da USP
5º – FEI – Faculdade FEI SP
Classe advanced
1º – Adelphi – UNESP São João da Boa Vista
2º – EESC USP Charlie – Escola de Engenharia de São Carlos – USP
3º – Canarinho – UNESP Bauru
* Estagiária sob supervisão de jornalista profissional.