Polytheama

Livro de memórias da família de Milton Nascimento terá lançamento em Juiz de Fora

Milton com sua prima e escritora, Vilma Nascimento; ao lado sua mãe, Maria do Carmo (Foto: Vilma Nascimento/Arquivo pessoal)

Compositor da famosa canção “Maria, Maria”, que eternizou no timbre de sua voz, a vida da mulher guerreira, Milton Nascimento vai conhecer um pouco mais sobre as mulheres de seu passado que, em boa parte, são desconhecidas. Essa é a proposta do livro “De Onde Vem Essa Força”, que será lançado por sua prima, Vilma Nascimento. A obra reconstrói a memória da família Nascimento e resgata a história de Maria do Carmo, a mãe de Milton Nascimento e que, claro, só podia ser uma Maria. 

Carioca e filho de uma empregada doméstica, Milton perdeu a mãe para a tuberculose quando ainda era criança. A perda prematura de sua mãe fez com que as lembranças que cultivava fossem sempre regadas por outras pessoas e por uma foto de Maria, que o cantor viu quando era adolescente.

O livro vem desenvolver esse laço de família de um jeito próprio na medida que proporciona encontrar semelhanças entre mãe e filho para além dos traços do rosto. O vínculo, quase intrínseco do cantor com a música, é herança de família. 

O livro conta também o destino de Milton após o falecimento de sua mãe, quando Maria, sua avó materna,  sem condição de criá-lo, o entregou para a filha da dona da pensão em que sua filha trabalhava. A adoção foi simples, como destaca Vilma Nascimento. Lília Silva Campos, sua mãe adotiva, tinha apenas 22 anos, era estudante de piano e já tinha grande afeição pelo menino. 

O caminho de Bituca, como era tratado em família, já estava sendo traçado, agora, em Minas Gerais. Ele que viria a se tornar um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Foi nessa fase, quando ainda criança, que chegou viver em Juiz de Fora com sua avó materna, antes de se mudar junto com sua família adotiva para Três Pontas. 

Em conversa com O Pharol, Vilma Nascimento, que hoje mora em Salvador, na Bahia, confirmou que virá a Juiz de Fora para fazer o lançamento do livro. Ainda em seus arranjos finais antes de ser lançado, a obra contou com a participação do seu marido, o jornalista Jary Cardoso. Juntos, eles colheram cerca de 20 anos de histórias da família que resultaram no livro.

As histórias vividas por Bituca e por seus familiares em terras mineiras vão ajudar a conhecer mais sobre esse carioca-mineiro com detalhes ainda não conhecidos. Juiz de Fora não poderia passar despercebida na obra, uma vez que até hoje faz parte de sua vida e trajetória. Atualmente, Milton mora na cidade.

As marcas de Milton em Juiz de Fora são vastas, além de plateias lotadas e admiradores em todas as ruas, o impacto cultural de sua música e a potência de sua voz são um patrimônio sentimental da cidade. O livro “De Onde Vem Essa Força” vem mostrar, também, quais são as marcas de Juiz de Fora em Bituca.

* Estagiária sob supervisão de jornalista profissional.