Embora nunca tenha tratado da reeleição publicamente, a prefeita Margarida Salomão (PT) é considerada nome certo na disputa de 2024. Ela inclusive já tem um apoiador declarado caso decida buscar um novo mandato. Trata-se do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).
Em entrevista ao jornal O Globo, Kalil disse ter compromisso de apoiar a petista em Juiz de Fora. O mesmo deve acontecer em relação aos prefeitos Daniel Sicupira (PT), de Teófilo Otoni, e Marília Campos (PT), de Contagem.
Kalil se aproximou de Margarida durante as eleições de 2022, quando ele concorreu ao governo de Minas Gerais. Derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo) ainda no primeiro turno, ele acabou tendo participação discreta no segundo turno da disputa nacional.
Com a eleição do presidente Lula (PT), o PSD acabou indicando Alexandre Silveira, então candidato derrotado Senado, para o Ministério de Minas e Energia. Mais recentemente, com o embarque do PSD na base do governo do estado na Assembleia de Minas Gerais, Kalil sinalizou publicamente descontentamento com o partido.
Cada dia mais distante de Alexandre Silveira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ele não garante apoio nem ao seu sucessor na capital mineira, o atual prefeito Fuad Noman (PSD). Ainda assim o ex-prefeito só pretende se desfiliar caso receba esta orientação de Gilberto Kassab (presidente nacional do PSD) ou do senador baiano Otto Alencar (PSD).
Na quarta-feira (1º), Kalil se reuniu com o senador Carlos Viana (Podemos) em Brasília. A pauta envolveu as eleições para a prefeitura de Belo Horizonte. Viana não esconde o desejo de entrar na disputa. Na sua avaliação, a boa votação obtida na capital mineira em 2022, quando disputou o governo do estado e terminou em terceiro lugar, o credencia para 2024.