Após ser declarada vencedora de três dos cinco lotes do pregão eletrônico 079/2023 para locação de caminhões e equipamentos para coleta e destinação final de resíduos sólidos para o Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), a empresa Líbano Serviços de Limpeza Urbana, com sede em Duque de Caxias, foi inabilitada. Para os lotes 1 e 2, foi declarada como nova arrematante a empresa DF Locadora de Veículos Ltda., com sede em Goiânia. O lote 4 segue em aberto.
A Líbano Serviços de Limpeza Urbana, que é o nome fantasia da empresa Limppar Construção e Serviços Ltda., pertencia até agosto do ano passado a Mônica Lima Barbosa e Jacks Trabach Gomes, que são a ex-mulher e o irmão do empresário Fernando Trabach Gomes. Em nota encaminhada para O Pharol, a Líbano alega que “a família Trabach não mantém mais qualquer vínculo com a administração da empresa”.
Fernando Trabach foi denunciado em 2017 pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, no âmbito da Operação “Caça-Fantasma”, por organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Ele foi apontado como responsável por usar uma pessoa fictícia, George Augusto Pereira da Silva, com o objetivo de cometer crimes licitatórios e contra a ordem tributária.
A Líbano Serviços de Limpeza Urbana foi declarada vencedora do pregão para locação de caminhões para o Demlurb no dia 10 de maio. A empresa apresentou melhor preço para os lotes com 22 caminhões com compactador de lixo com capacidade até 27.100 kg, um caminhão com capacidade até 32.400 kg e dois caminhões com minis compactadores. Pelos três lotes, ela receberia R$ 843 mil por mês.
Na tarde dessa terça-feira (6), no entanto, a Líbano Serviços de Limpeza Urbana considerada inabilitada técnica e contabilmente pelo Demlurb e pela Secretaria da Fazenda. De acordo com a análise contábil, a empresa não apresentou documentação exigida de qualificação econômico-financeira. Quanto à parte técnica, foi constatado que as fichas técnicas dos veículos estão em desacordo com as definições do edital.