Publicidade
Conjuntura

Ardagh: “Pressões inflacionárias e dificuldades financeiras impactaram a demanda”

Ao divulgar o relatório financeiro do segundo trimestre, Oliver Graham, diretor-executivo da Ardagh Metal Packaging, informou ter “enfrentado um cenário global de pressões inflacionárias contínuas e dificuldades financeiras das famílias”, o que impactou a demanda do consumidor. “Isso foi especialmente o caso do Brasil, onde esperamos que as pressões de mercado persistam no curto prazo.”

O relatório financeiro apontou que, após avaliação do pedido de recuperação do Grupo Petrópolis, um dos principais clientes da Ardagh Group no Brasil, foi concluído “que não há impacto na posição financeira dos seis meses encerrados em 30 de junho de 2023”. Oliver Graham assegurou que a multinacional vai continuar “a gerenciar prudentemente sua capacidade (de produção) antes de uma recuperação da demanda”.

Segundo informações do jornal Valor Econômico, após o pedido de recuperação judicial, Grupo Petrópolis estaria operando com menos de 50% da capacidade instalada de fabricação. Entre suas marcas de cervejas estão Itaipava, Crystal e Petra.

No Brasil, após um crescimento contínuo desde 2017, o mercado de latas de alumínio, fortemente atrelado ao consumo de cervejas, viveu um revés na comercialização de embalagens em 2022. Dados divulgados pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio) revelaram um recuo de 4,7% nas vendas no ano passado na comparação com 2021.

O cenário de demanda comprimida do setor afetou o projeto da Ardagh Group em Juiz de Fora. A multinacional de embalagens para bebidas anunciou no ano passado a instalação de duas fábricas (embalagens de alumínio e de vidro) no município, com previsão de investimento total de R$ 2,4 bilhões e a geração de cerca de 680 postos de trabalho.

As duas unidades começaram a ser instaladas em um terreno que pertencia à montadora Mercedes-Benz, no Distrito Industrial. Conforme O Pharol apurou, as obras tiveram ritmo reduzido e parte dos trabalhadores contratados no início do ano foi dispensada. Houve ainda, segundo uma fonte ligada ao projeto, redução no valor do investimento.

Em março deste ano, durante visita às obras, a prefeita Margarida Salomão (PT) disse que a primeira parte do projeto terminaria em julho, quando seria instaladas as máquinas. A produção, segundo ela, seria iniciada em dezembro deste ano. A Ardagh Group não se posicionou quanto à manutenção ou não do cronograma.