Colunas

Por que não prenderam o Jair?

Quem deu a deixa foi o Lula, pouco antes de ser preso, quando discursou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Disse que era uma ideia e que ninguém pode aprisionar uma ideia. Ele tava lá, coitado, injustamente preso enquanto a ideia rodava o mundo com #lulalivre e voltava toda hora para dar bom dia ao presidente Lula. A ideia foi eleita.

O Bolsonaro, que nada tem de coitado, foi eleito porque o Lula foi preso pelo ministro com ideias equivocadas de justiça, hoje senador por um equívoco dos eleitores. Cheio de ideias tortas, o presidente governou por um mantado e tentou ampliar seu regime autocrático com várias medidas que, como nos Estados Unidos que ele tanto imita, deram errado até depois da posse. Após tantos golpes desde 2016, alguma tentativa tinha que dar errado.

O Bolsonaro solto é pior para ele do que ele preso. Solto, ele foge de lancha e diz que foi pescar, parecendo final de filme de Mel Brooks. Em A louca história do mundo, parte 1, de 1981 (a parte 2 só foi feita recentemente, numa série em 8 episódios), os personagens fogem do império romano numa carroça e fogem e fogem até que vislumbram uma esperança. Um deles diz: estamos salvos, estamos chegando no fim. E lá na frente eles podem ver as palavras THE END.

Enquanto solto e fugindo, Bolsonaro fica parecendo uma ideia ainda, mas a justiça tem sufocado essa convulsão do pensamento de muitos brasileiros. A coisa vai ficando tão absurda que até mudando de canal os seguidores da ideia passam a entender que é uma ideia torta, porque se mentira repetida tantas vezes pode se tornar uma verdade, como disse Hitler, a verdade pode ter tantos lados que acaba tendo que ser vista como verdade mesmo.

Se Bolsonaro é uma ideia esvaziável, a ideia principal que está por trás dele não some tão fácil assim. Se sob a alcunha de Modi, Erdogan, Duda, Duterte, Orbán, Bekele, Al Maktoum, entre outros, a ideia segue e se infiltra nas brechas de valores sociais reacionários e de uma educação ineficaz.

No dia em que Bolsonaro for preso, um grupo patrocinado (por empresários ou pela falta de educação política) ficará na porta da cadeia dando bom dia e distribuindo leite condensado para alimentar os seguidores. Todos eles, como os ministros de Bolsonaro, muito inteligentes, ou não estariam ali.