Publicidade
Conjuntura

Prefeitura faz maior aporte para empresa de ônibus desde o início da política de subsídio

A Prefeitura de Juiz de Fora pagou para a empresa que opera o sistema de transporte público coletivo municipal R$ 13,59 milhões no último dia 29 de janeiro. É o maior valor repassado em parcela única desde julho de 2021, quando foi iniciada a política de subsídios para o setor. Desde então já foram transferidos R$ 115,7 milhões.

Mesmo com todos os recursos disponibilizados pela Prefeitura, a empresa que opera o sistema mantém a política de acabar com a função de cobrador. Os usuários também reclamam da substituição de ônibus regulares por micro-ônibus em alguns linhas e das constantes mudanças e supressão de horários.

A subvenção econômica ao sistema foi implementada por meio da lei 14.209, de 15 de julho de 2021, que reequilibra o contrato de concessão do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros no município. O subsídio é acionado pelo Comitê Gestor do Sistema de Transporte Coletivo Urbano toda vez que os recursos decorrentes da arrecadação com a tarifa são insuficientes para manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.