Polytheama

Maria Lúcia Ludolf, da lista tríplice do Conselho, assumirá Museu Mariano Procópio

Definição de gestão do Museu Mariano Procópio acontece dez meses após início da gestão (Foto: PJF)

A historiadora, bibliotecária e arquivista, Maria Lúcia Ludolf de Mello, assumirá a gestão do Museu Mariano Procópio. A definição foi feita hoje pela prefeita Margarida Salomão (PT) e será publicada nos atos do Poder Executivo. Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Santa Úrsula, Rio de Janeiro, ela trabalhou na Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Maria Lúcia vai substituir gestora interina, Giane Elisa Sales de Almeida, que foi exonerada no final de outubro, mantendo-se apenas como diretora-geral da Funalfa. A nova diretora é nomeada no prazo limite estabelecido pela juíza Roberta Araújo de Carvalho Maciel, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Juiz de Fora, que acatando pedido do Ministério Público determinou que a prefeita fizesse a indicação de um dos nomes da lista tríplice encaminhada pelo Conselho de Amigos do Museu.

A Fundação Museu Mariano Procópio e a Prefeitura de Juiz de Fora apresentaram recurso junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para tentar suspender a decisão judicial, mas no início da semana o desembargador Alberto Vilas Boas indeferiu o recurso e manteve o prazo de 10 dias para nomeação de um dos nomes da lista tríplice. O prazo venceu nesta sexta-feira (12).

Integram a lista tríplice para assumir a direção do museu, além de Maria Lúcia, a museóloga Alice Colucci e o ex-gestor da instituição, Douglas Fasolato. Nomes de outros gestores com experiência na área foram sondados por membros do Conselho de Amigos do Museu, mas sem sucesso. A ausência de corpo técnico próprio da instituição e a baixa expectativa de investimentos atuaram como complicadores.