O que te trouxe até aqui não será o que o levará adiante. Essa frase foi escrita por Marshall Goldsmith, mas eu não me canso de repetir diariamente.
Não dá para negar que a pandemia da COVID-19 mudou nosso comportamento. Alterou a forma como nos relacionamos com a nossa casa, nossos familiares, amigos, trabalho, e claro, nosso comportamento de compra.
O isolamento gerou uma reviravolta na economia e por falta de oportunidade ou adaptação muitas empresas fecharam as portas. E engana-se quem pensa que após a pandemia tudo voltará ao que era antes. Algumas mudanças de hábitos vieram para ficar e muitas outras estão surgindo. Se você tem um negócio, é importante estar atento a essas transformações.
Por isso, por aqui, consultar a pesquisa Pinterest Predicts já virou um ritual anual. E quero compartilhar alguns insights com você. Mas antes vamos entender a relevância dessa pesquisa?
Para quem não conhece, o Pinterest é uma rede social usada principalmente para pesquisar, compartilhar e salvar ideias. Muito usado para planejar o futuro, é um lugar onde as pessoas salvam referências de coisas que ainda vão vir a fazer. Para você ter uma ideia, 8 em cada 10 previsões que o Pinterest fez ano passado viraram realidade. Daí a relevância.
Para este ano eles levantaram mais de 30 tendências. Fiz uma curadoria de 10 delas e dividi por temas. Abaixo eu explico quais buscas de pesquisas deram origem a cada uma e como você pode aplicá-las no seu negócio para não ficar obsoleto em 2022.
01. Hora de brilhar
Sabe aqueles glitters e pedrinhas que a gente só usava no carnaval? Então, tá liberado usar o ano todo. Essa tendência vem pautada principalmente pela geração Z que pretende transformar acessórios de todos os tipos em protagonistas de estilo: maquiagem, cordões, pulseiras, piercings, peças de roupa. Vale tudo para brilhar mais esse ano.
Sabe o que mais #vemaí quando assunto é brilho? Lembra daquela estética de festa neon com luz negra e muito cor. Pois é, ela ganhou um novo nome: bioluminescência. E tem tudo para ganhar a geração Z em 2022.
Termos de pesquisa virando tendência:
Maquiagem com strass (+110%)
Piercing microdermal único (+145%)
Bioluminescência aesthetic (+95%)
Como aplicar no seu negócio:
- Aposte em conteúdos de personalização de objetos: dicas de como personalizar aqueles tênis parado no guarda-roupa com pedrarias; tutorial de maquiagem com strass e etc
- Invista em produtos e acessórios com bastante brilho: roupas, maquiagem, acessórios, artigos para cozinha e para escritório, por exemplo.
- Quer ir além? Que tal levar a Bioluminescência aesthetic para a decoração do seu bar ou loja física?
02. O que não vai faltar é motivo para comemorar
Parece que a saudade de eventos bateu forte mesmo. Em 2022 os motivos para comemorar vão além dos aniversários. Fim do divórcio, fim de namoro e adoção de pet parecem ser algumas delas.
E quando você acha que não, temos uma tendência de decoração para essas celebrações. Os millennials vão se inspirar no sol e na lua fazendo com que o tema celeste domine a decoração das festas. Mas atenção que essa estética não vai ser tendência apenas na decoração, ela também vai aparecer nas roupas.
Pensa que acabou? Ainda no assunto comemoração, os bolos serão mais ousados em 2022. A massa e o recheio podem até continuar os mesmos, mas os formatos vão mudar muito: bolos em 3D, com bolha e personalizados.
Termos de pesquisa virando tendência:
Ideias festa de aniversário adote um bichinho (+85%)
Ideias festa de divórcio (+55%)
Festa com tema de estrela (+140%)
Vestido de noiva de lua (+180%)
Ideias de bolos que desafiam a gravidade (+70%)
Como aplicar no seu negócio:
- Ofereça produtos com temática celeste. Isso vale para: papelarias, loja de roupas, artigos de tecnologia, unhas decoradas, itens de decoração e etc.
- Aposte em conteúdos para inspirar: decoração celeste para festas, ideias de frases personalizadas para bolos, dicas para personalizar o seu bolo.
03. Na decoração o futuro é redondo e o quintal e a sala viram uma coisa só
O formato redondo veio para ficar. Essa tendência vai se espalhar pela casa toda, chegando à cozinha, à parede, à piscina e onde mais o coração mandar.
Quando o assunto são plantas – não é novidade que elas viraram a queridinha dos millennials na pandemia – mas a ideia agora é ir além e transformar os próprios ambientes em vasos gigantes. Como? Priorizando a iluminação natural e ventilação, é claro, presença de muito verdes.
Mas não para por aí, parece que em 2022 os pets também vão ganhar um espaço próprio dentro das casas.
Termos de pesquisa virando tendência:
Ideias de deck para piscina redonda (+170%)
Design de bar curvo (+140%)
Arquitetura biofílica (+150%)
Jardim escada (+175%)
Quarto de luxo para cachorros (+115%)
Casa gatificada (+4x)
Como aplicar no seu negócio:
- Se você é arquiteto ou design é uma boa hora para começar a projetar espaços também para os pets;
- Que tal criar conteúdos que eduquem os clientes sobre Arquitetura Biofílica?
- Conteúdos com dicas e cuidados com plantas também podem atrair a atenção.
04. Bem estar espiritual, revolução nas relações e empoderamento financeiro
Autocuidado que vai além do corpo e da mente. A geração Z vai sair em busca de respostas para as questões espirituais: energia, aura, vibração, frequência de cura. Então agora você já sabe, essas são pautas que podem interessar esse público.
Parece que #VemAí um ano mais leve nas relações. Prova disso é que pessoas de todas as idades estarão em busca de formas mais saudáveis de encarar os próprios problemas e as questões que surgem em qualquer relacionamento.
Tem leveza, mas também tem prosperidade. Falar de dinheiro vai virar o programa preferido de muita gente em 2022. Encabeçados pelos millennials, diferentes públicos estão querendo aprender a investir, comprar imóveis e organizar seus gastos de um jeito mais inteligente. É a reinvenção do cofrinho.
Termos de pesquisa virando tendência:
Como elevar sua vibração (+145%)
Como proteger sua energia (+60%)
Dicas de casamento saudável (+190%)
Exercícios de terapia de casal (+115%)
Bullet journal de planejamento financeiro (+90%)
Educação financeira (+155%)
Como aplicar no seu negócio:
- Crie conteúdos que envolvam o casal, exemplos: como atingir as metas financeiras a dois; exercícios para fazer em dupla; práticas de meditação conjunta.
- Uma ótima ideia também pode ser ajudar o seu cliente a relaxar: playlists relaxantes, dicas de filmes e programas leves.
- Que tal dar como brinde um planner financeiro para os clientes?
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Essas são apenas algumas das muitas possibilidades que 2022 pode oferecer para o seu negócio. Conhecendo bem o seu público e estando atento a essas mudanças de comportamentos tenho certeza que 2022 tem tudo para se tornar um ano de ainda mais oportunidades. Esteja pronto para mudar!
Compartilhe esse conteúdo com mais uma pessoa que também vai gostar de estar por dentro das tendências de 2022. E se você tem uma marca, um negócio, é autônomo ou apenas ama estudar marketing, marcas e tendências, já fica por aqui. Quinzenalmente teremos novos conteúdos.