Holofote

Cinco petistas de Juiz de Fora se inscreveram para a disputa para a Câmara e a Assembleia

O diretório do PT de Minas lançou, no início de fevereiro deste ano, um cadastro para filiadas e filiados interessados em disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados ou na Assembleia de Minas. A proposta é identificar e mapear os companheiros e companheiras, considerando a área de cada um, região de atuação e cargo pretendido. As informações serão utilizadas pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) para o planejamento das campanhas.

Com um mês de inscrições abertas, cinco petistas de Juiz de Fora lançaram seus nomes. Dois para a disputa da Câmara dos Deputados e três para a Assembleia de Minas. De acordo com o diretório estadual, a simples inscrição no processo não assegura a vaga na disputa. Os candidatos e candidatas serão definidos em data específica, de acordo com o estatuto do partido e com a legislação eleitoral em vigor.

Sem nenhuma surpresa, apresentaram-se para a disputa por uma cadeira parlamentar em Brasília a ex-secretária de Saúde, Ana Pimentel, e o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer. Os dois têm na conquista do espólio eleitoral da prefeita Margarida Salomão na região – eleita em três vezes como deputada – seus principais trunfos para se viabilizarem junto ao diretório estadual

Para isso, ambos têm conversados com integrantes da equipe de marketing da campanha vitoriosa do PT no município em 2020. Ana Pimentel vem trabalhando a questão da ampliação das bancadas femininas nos parlamentos atrelada ao seu trabalho na área da saúde pública. Scheffer, por sua vez, tem buscado uma maior interlocução com as câmaras municipais da região, promovendo encontros com vereadores da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Na disputa pela Assembleia de Minas, o atual deputado Betão buscará a reeleição. Com o nome consolidado na área da educação, ele ampliou suas bases na região e tem se destacado também nas pautas ambientais. Conforme esperado, Dandara Felícia, que no início do ano deixou o PSOL, onde era suplente de vereadora, para se filiar ao PT, colocou seu nome para a disputa. Ela é diretora estadual do Sindicato dos Trabalhadores Ativos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal do Estado de Minas Gerais (Sindsep-MG).

A novidade da lista é Maycon Chagas. Servidor público federal e dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora, ele é atualmente suplente do PT na Câmara Municipal. Maycon, Dandara e Ana Pimentel são as apostas de seus grupos no processo de renovação do PT local. Eles nunca disputaram uma eleição estadual.