Holofote

Por que Ione Barbosa se tornou a principal aposta do meio político nas eleições de 2022?

Ione Barbosa virou principal aposta eleitoral de Juiz de Fora para 2022 (Foto: Arquivo pessoal)

A dez dias do término do período de filiação partidária para a disputa das eleições de outubro, o meio político mineiro, quando se volta para Juiz de Fora, enxerga apenas uma pessoa: Ione Barbosa. Políticos mineiros próximos ao governador Romeu Zema (Novo), ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) monitoram suas movimentações para escolha de um partido.

Há um mês aproximadamente, Ione deixou o Republicanos e avançou no entendimento com a direção estadual do PROS. As conversas prosseguem, mas ainda sem uma definição no horizonte. O assédio dos chamados grandes partidos, com muitos recursos do bilionário fundo eleitoral, aumentou nessa reta final.

Entre as condicionantes impostas por Ione para nova filiação, está a ausência de lideranças tradicionais na nova legenda em Juiz de Fora. Seu receio é de que sua candidatura a deputada federal seja vinculada aos desígnios de algum tradicional grupo político e não a um movimento de renovação, como ela se propõe.

Ione se tornou a bola da vez na política de Juiz de Fora após sua performance nas eleições de 2020, quando conquistou o terceiro lugar, com 56.699, na sua estreia em disputas eleitorais. Ela obteve apenas 2.934 a menos que Wilson Rezato (PSB), que acabou indo para o segundo turno, sendo derrotado pela prefeita Margarida Salomão (PT).

Com Wilson Rezato fora da disputa de 2022 e a administração municipal enfrentando dificuldades em várias áreas, Ione tem encontrado certa facilidade para capitalizar seu legado eleitoral de 2020. Soma-se a isso seu trabalho na Delegacia de Mulheres de Juiz de Fora e no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Como não bastasse, a disputa interna no PT, entre o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer, e a ex-secretária de Saúde, Ana Pimentel, deve pulverizar os votos de Margarida, eleita nas últimas três eleições gerais como majoritária no município. Os deputados federais Charlles Evangelista (União Brasil) e Júlio Delgado (PSB) são hoje os principais concorrentes locais de Ione.

Por fim, Ione ainda pode ser beneficiar de uma tradição política de Juiz de Fora. Por aqui, sempre que um candidato vai bem na disputa pela Prefeitura, mas acaba sendo derrotado, caso volte ao páreo na eleição seguinte, para deputado estadual ou federal, acaba obtendo sucesso. Toda regra tem exceção, é claro, mas Ione caminha para manter a regra.