Contexto

E o Aécio!? Mais velho e cortado da foto com Eduardo Leite e Paulinho da Força

Na foto divulgada por Paulinho da Força, Aécio Neves aparece juntamente com Eduardo Leite (Foto: Divulgação)

Ausente da mídia e das redes sociais, mesmo após ser absolvido pela Justiça Federal de São Paulo da acusação de recebimento de R$ 2 milhões em propina de Joesley Batista, da J&F, o deputado federal Aécio Neves (PSDB) finalmente reapareceu. Embora tenha dominado o noticiário dessa terça-feira (19), em nada lembrou aquele tempo de quase presidente da República.

Na sua empreitada de levar o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao Palácio do Planalto, Aécio Neves promoveu o encontro do seu pupilo com o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Sua ideia era tentar atrair o líder da Força Sindical para o chamado “centro democrático”, que reúne, além do PSDB, o Cidadania, o União Brasil e o MDB.

Na última semana, Paulinho da Força foi vaiado em um encontro com o ex-presidente Lula (PT), sindicalistas e militantes por ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ainda assim, ele acabou declarando apoio ao petista na tarde dessa terça-feira (19), afastando qualquer possibilidade de caminhar com a eventual candidatura do “centro democrático”.

Com isso, o encontro com Eduardo Leite e Aécio Neves na segunda-feira (18) serviu apenas para causar constrangimentos. O primeiro deles por conta da imagem do encontro postada pelo gaúcho em suas redes sociais. Nela, o tucano mineiro não aparece. “Encontrei há pouco o presidente do Solidariedade para uma boa conversa sobre o Brasil e a necessária construção de convergências na agenda política do país”, postou Eduardo Leite.

Ao mesmo tempo e também pelas redes sociais, Paulinho da Força fez outra postagem sobre o encontro dessa vez com Aécio Neves na foto. “Estive hoje com o meu amigo e deputado Aécio Neves e com o ex-governador Eduardo Leite (RS). Leite me explicou sobre o seu trabalho para ser candidato a presidente da República pela terceira via”, postou o líder da Força Sindical.

Após a saia justa com as duas publicações, foi a vez de Eduardo Leite justificar a ausência de Aécio Neves em sua postagem. “Vamos lá: Foi o próprio @AecioNeves que me enviou a foto publicada em minhas redes ontem, por entender que relevante era destacar a conversa com o líder de um importante partido. Aécio é grande parceiro na construção de um projeto para o Brasil. Agradeço o apoio e o envio da foto!”, escreveu.

Além do episódio envolvendo Aécio Neves e Joesley Batista, que tornou o tucano tóxico para o meio político, sua cruzada contra a candidatura de João Doria, ex-governador de São Paulo e vencedor das prévias do PSDB, pode ser um complicador a mais para Eduardo Leite. Em março, em entrevista ao portal Uol, Aécio Neves disse que se João Doria “insistir nesse projeto não levará o PSDB fatalmente a uma derrota, levará à quase extinção.”

Se por um lado a ausência de Aécio Neves causou saia justa e reforçou o caráter ainda tóxico de sua imagem, sua presença, por outro lado, aguçou o meio político por conta do seu aspecto. Com 62 anos, ele pareceu bem mais envelhecido, o que foi realçado pela companhia de Eduardo Leite, com apenas 37 anos.