Holofote

Após anúncio da aliança com PT, Alexandre Silveira diz que “povo vai voltar a ser feliz de novo”

Alexandre Silveira quer coerência dos deputados do PSD na aliança com o PT (Foto: Divulgação/PSD)

Anunciado como candidato único ao Senado na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), o senador Alexandre Silveira (PSD) usou suas redes sociais para comemorar a aliança. “Estou feliz de caminharmos com o presidente Lula em prol de uma Minas e um Brasil muito melhores. Com a nossa união e trabalho, nosso povo vai voltar a ser feliz de novo”.

A disputa pela vaga de candidato a senador na chapa foi o principal impasse para a aliança entre PT e PSD no estado. Com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) à frente em todas as pesquisas para o Senado, Alexandre Silveira tencionou as conversas para manter a precedência na condição de candidato à reeleição.

A saída anunciada na última semana e oficializada nessa quinta-feira (26) envolveu a indicação do deputado estadual André Quintão (PT) para a vaga vice, aberta após a desistência do presidente da Assembleia de Minas, Agostinho Patrus (PSD). Com isso, o PT acabou sendo contemplado na composição.

Novo aliado de Lula e Kalil para as eleições de outubro, Alexandre Silveira, até o início de maio, era cotado para assumir a liderança do governo Jair Bolsonaro (PL) no Senado. Também neste mês, ele participou de um evento ao lado do governador Romeu Zema (Novo) em Curvelo, na região central do estado.

No início desta semana, no entanto, em entrevista para a Rádio Super, de Belo Horizonte, Alexandre Silveira revelou o propósito de caminhar e dividir o mesmo palanque com Lula. Ele também negou que tenha cogitado ser líder de Bolsonaro e cobrou coerência do partido após a aliança.

 “Se tem algo que destaco sempre é que é imperdoável a incoerência. A partir do momento em que se faz uma aliança, esse é o seu caminho de forma coerente e sim, estaremos cerrando fileiras. Anda a passos largos (a parceria entre PT e PSD), com o presidente Lula e o candidato Kalil, até porque é o melhor plano nacional”, disse na ocasião.

O senador, que assumiu o mandato só no fim do ano passado, quando o titular Antonio Anastasia foi aprovado para a vaga no Tribunal de Contas da União, disse ainda conhecer bem Lula e lembrou de sua passagem pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) na gestão do petista.

 “Eu conheço bem o presidente Lula, fui diretor da maior autarquia do país, o mais novo sabatinado da história, no governo Lula, a convite do saudoso então vice-presidente José Alencar. Convivi muito próximo com ele, despachei na sala do Lula e conheço como ele é coerente nessas questões partidárias. A partir do momento que a aliança estiver mais cristalizada, estaremos juntos para apresentar um projeto de país”.