Conjuntura

Juiz de Fora alcança maior número de eleitores jovens da última década

Maioria dos jovens eleitores fez alistamento entre fevereiro e início de maio (Foto: TSE)

Juiz de Fora vai para as urnas em outubro deste ano com o maior número de jovens eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos da última década. Os dados consolidados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revelam que 1.059 juiz-foranos, com 16 anos, e 2.158, com 17 anos, se alistaram até o final de abril, totalizando 3.217 novos eleitores.

Esse número ainda pode aumentar por conta dos novos alistamentos realizados nos dias 2, 3 e 4 de maio, que devem ser totalizados apenas em junho. A expectativa é de que Juiz de Fora possa chegar bem próximo do recorde de inscrições de jovens eleitores registrado nas eleições de 2004, quando 4.817 tiraram título para votar pela primeira vez.

Mas os dados das inscrições eleitorais realizadas até abril já revelam uma grande mudança de comportamento dos jovens. Para se ter uma ideia, o número de aptos a votar nas eleições de 2022 na faixa etária de 16 e 17 anos já é o dobro do registrado em 2016, duas vezes e meia o de 2018 e três vezes o de 2020.

Em todo o país, segundo informou o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do TSE, até o mês de abril o país ganhou 2.042.817 novos eleitores na faixa etária de 16 a 17 anos. O número representa aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018. “No dia 2 de outubro, (esses jovens novos eleitores) poderão comparecer às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, declarou Fachin.

O presidente do TSE considerou a resposta da juventude brasileira à convocação para participar das eleições como “impressionante”. “Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia. Dos 18 aos 80, ninguém disse ‘não’, ninguém abdicou”, afirmou. Para ele, a mobilização social para garantir a filiação de jovens neste ano “superou todos os recordes” da Justiça Eleitoral em 90 anos.

Além da intensa campanha da Justiça Eleitoral, o movimento para levar os jovens aos cartórios eleitorais contou com a adesão de artistas como a cantora Anitta e os atores Leonardo di Caprio e Mark Ruffalo, além da divulgação de vídeos de jovens em redes sociais. Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine e Zeca Pagodinho são alguns dos artistas que também participaram da campanha.

Voto facultativo para menores de 18 anos e maiores de 16 anos completou 34 anos no último dia 3 de março. Após um forte movimento encabeçado por entidades estudantis, a Assembleia Constituinte de 1988 aprovou emenda abrindo a possibilidade de os jovens poderem votar. O movimento nasceu em decorrência da expressiva participação dos secundaristas e adolescentes nas lutas democráticas dos anos 1980.