Holofote

Como Pardal se tornou líder da prefeita Margarida Salomão na Câmara de Juiz de Fora

Pardal aceitou assumir a liderança do governo após conversa com empresários (Foto: Câmara JF)

O vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal-União Brasil) será o novo líder do governo na Câmara Municipal. O anúncio foi feito nessa sexta-feira (3) pela prefeita Margarida Salomão (PT) em suas redes sociais. Ele vai substitui o vereador Marlon Siqueira (PP), que deixou a função para se dedicar ao seu mandato e à pré-candidatura a deputado estadual.

Pardal, que apoiou a Delegada Sheila (PL) nas eleições municipais, foi convidado oficialmente para assumir a função na quarta-feira (1º) pela própria prefeita. Ele ficou de avaliar a questão e dar uma resposta em seguida. No dia seguinte, o vereador se reuniu com empresários e a direção da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora para definir com o grupo se aceitaria ou não o convite.

Com o apoio irrestrito do empresariado, Pardal comunicou a prefeita e a Secretária de Governo, Cidinha Louzada, que assumiria a função. Ele assume a partir da próxima semana e terá como primeiro desafio a aprovação das demais parcelas do reajuste do magistério público municipal. A matéria tramita nas comissões da Casa e vem sendo motivo de vários pedidos de esclarecimento.

Com o firme propósito de Marlon de deixar a função já há algum tempo, o nome de Pardal sempre foi o mais cotado entre os vereadores. Além de ter exercido a função entre 2013 e 2016, no Governo Bruno Siqueira, sua passagem pela presidência da Casa na última legislatura o coloca como um dos mais experientes da Câmara Municipal.

O fato de as vereadoras do PT – Laiz Perrut e Cida Oliveira – estarem ainda no primeiro mandato inibiu uma solução caseira por parte prefeita. O terceiro nome do partido, Juraci Scheffer, exerce o mandato de presidente e não pode acumular a função. Ainda mais à esquerda, Tallia Sobral (PSOL) também é marinheira de primeira viagem.

Líder por 17 meses

Sobre o período em que representou o governo na Câmara Municipal, Marlon Siqueira disse que buscou sempre o diálogo para aprovar matérias e gerar governabilidade. “Pude defender pautas para a organização e desenvolvimento da cidade, pela geração de emprego e renda.”

Entre os mais de 70 projetos de autoria do Executivo aprovados no período, ele destacou aqueles que definiram os incentivos fiscais para que a empresa Ardargh se instalasse no município e o que propiciou a subvenção ao sistema de transporte público. O vereador segue na base governista.