Holofote

Nunca antes na história deste município o PT lançou tantos candidatos

Ana Pimentel, Betão, Dandara Felícia, Gustavo Mendes e Juraci Scheffer serão os nomes do PT de Juiz de Fora nas eleições deste ano (Foto: Divulgação)

O PT de Juiz de Fora vai lançar cinco candidaturas para concorrer à Assembleia de Minas e à Câmara dos Deputados: Ana Pimentel, Betão, Dandara Felícia, Gustavo Mendes e Juraci Scheffer.  Os cinco nomes foram oficializados no último sábado (25) pelo diretório estadual do partido. Na mesma ocasião, foram aprovadas as alianças estabelecidas para formação das chapas para a disputa para presidente da República e para governador de Minas Gerais.

O “Encontro de Tática Eleitoral” realizado por meio de uma plataforma virtual reuniu 300 delegados e referendou as decisões do diretório estadual. Como estava desenhado, o PT não terá candidatura própria para o governo de Minas Gerais e nem para o Senado. Os delegados confirmaram a decisão pelo apoio à pré-candidatura de Alexandre Kalil (PSD) para governador, com o deputado estadual André Quintão (PT) como vice, além de referendarem o senador Alexandre Silveira (PSD) como candidato à reeleição

Da mesma forma, os petistas mineiros ratificaram a decisão da cúpula nacional do partido com a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente da República e de Geraldo Alckmin (PSB) como seu vice. Em relação às candidaturas a deputado estadual e federal, a definição ficou com a executiva estadual, mas os nomes já apresentados foram previamente aprovados.

No caso de Juiz de Fora, a ex-secretária de saúde, Ana Pimentel, o ator e comediante Gustavo Mendes e o presidente da Câmara Municipal, Juraci Scheffer, sairão como concorrentes a uma cadeira na Câmara dos Deputados. A suplente de vereadora Dandara Felícia vai buscar uma vaga na Assembleia de Minas ao lado do deputado estadual Betão que tentará a reeleição.

Será a primeira vez que o PT de Juiz de Fora terá cinco nomes numa mesma eleição para os parlamentos estadual e nacional. Em 2006 e 2010, o partido chegou a lançar quatro nomes. O ineditismo do fato acontece justamente no período em que o PT municipal também pela primeira vez vai participar de um processo eleitoral estando à frente da Prefeitura de Juiz de Fora.

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas de Juiz de Fora, Maycon Chagas, teve sua pré-candidatura a deputado estadual aprovada previamente pela direção estadual. O jornalista que poderia ser o sexto nome do PT local na disputa deste ano acabou se retirando do páreo. Em acordo com seu grupo político, ele deve declarar apoio à reeleição da deputada estadual Beatriz Cerqueira.

Kalil e Silveira se apegam a Lula

O “Encontro de Tática Eleitoral” realizado no sábado (25) foi encerrado com um ato político virtual que contou com a participação de Kalil e Alexandre Silveira. O ex-prefeito de Belo Horizonte agradeceu o apoio recebido pelo PT. Ele disse que se sente muito confortável em participar dessa aliança, pela identificação com as pautas sociais.

“Eu quero pedir a todos que levem o nosso nome a todo o interior de Minas. Eleger Lula é uma sobrevivência para o país. Estamos em um desalento, temos 13 milhões de desempregados. Lula é nossa esperança, é a única luz que vemos no fim desse túnel medonho.”

Alexandre Silveira também manifestou gratidão ao partido pelo apoio recebido à sua pré-candidatura ao Senado. Ele afirmou que a aliança com o PT é fundada no objetivo de reconstruir o país com Lula e Kalil. “Tenho destacado que essa construção não é só para ganharmos a eleição. A partir dessa aliança, nosso compromisso é de governar o Brasil, de ajudar o presidente Lula a recolocar a nação brasileira no rumo certo. Sabemos que será um desfio grande”.

* Com informações da assessoria do PT de Minas