Holofote

Com Diogo Fernandes na Emcasa, Margarida recompõe 1º escalão

Desafio do novo diretor-presidente da Emcasa é implementar as mudanças feitas por sua antecessora Lívia Delgado e aprovadas pela prefeita Margarida Salomão (Foto: Prefeitura de Juiz de Fora)

Diogo Fernandes foi efetivado pelos conselheiros da Emcasa (Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora), na última segunda-feira (11), como novo diretor-presidente. Atuando como diretor administrativo, ele já vinha respondendo interinamente pela autarquia desde o início do mês de junho, quando arquiteta Lívia Delgado deixou a função para assumir a Secretaria de Planejamento Urbano.

Naquela ocasião, a prefeita Margarida Salomão (PT) promoveu também mudança no Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), nomeando como nova diretora geral a contabilista Ana Luísa Guimarães, que era até então secretária-adjunta de Saúde. Com a indicação de Diogo Fernandes agora aprovada pelos conselheiros, o primeiro escalão da Prefeitura de Juiz de Fora está totalmente recomposto.

Com as mudanças de junho e julho, a prefeita alcançou sua décima alteração na equipe de governo. Pela primeira vez, os secretários e diretores de autarquias ficaram em maior número do que as secretárias e diretoras: 15 a 14.

Na Emcasa, o principal desafio do novo diretor-presidente é consolidar as mudanças desenhadas por Lívia Delgado e aprovadas por Margarida Salomão no final de 2021. A reestruturação da autarquia foi apontada pela prefeita como uma das principais mudanças logo no primeiro ano de administração dentro do projeto de reorganização da gestão municipal.

Além dos programas de habitação e da oferta de microcrédito voltado aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas, a gestão patrimonial adotou como princípio a utilização de bens imóveis municipais como instrumento de políticas públicas. Também foi criada uma frente de pesquisa e capacitação, com objetivo de gerar capital intelectual, além de qualificar e capacitar o público-alvo como forma de promover inclusão social.