Holofote

Kalil volta a Juiz de Fora com Gustavo Mendes em busca de eleitor lulista

Alexandre Kalil (PSD) foi aprovado como candidato a governador em convenção realizada no último domingo (24) em Belo Horizonte (Foto: Divulgação/PSD)

O ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD), voltará a Juiz de Fora nessa quarta-feira (27) para o lançamento da candidatura a deputado federal do ator e comediante Gustavo Mendes, que há anos faz sucesso interpretando, entre outros personagens, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

Desde quando formalizou a aliança com o PT, Kalil tem dedicado a maior parte do seu tempo a percorrer as regiões do estado com maior presença de eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As pesquisas de intenção de votos têm mostrado uma tendência de crescimento de Kalil quando apontado como candidato de Lula.

A última pesquisa Datatempo, divulgada nessa segunda-feira (26), confirma essa disposição de mudança do eleitor. O problema é que, mesmo após dois meses do anúncio da aliança entre PT e PSD no estado, a dianteira do governador Romeu Zema (Novo) permanece robusta. Considerando apenas os votos válidos, a vitória de Zema aconteceria ainda no primeiro turno.

Até agora, Kalil fez um único evento de pré-campanha com Lula. O ato no dia 15 de junho em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, marcou o lançamento da aliança entre os dois. O ex-prefeito de Belo Horizonte também lançou um jingle com o refrão “Lula e Kalil” e tem publicado diversos vídeos nas redes sociais se associando ao ex-presidente da República.

No próximo dia 18 de agosto, Lula estará com Kalil em um evento de campanha em Belo Horizonte. Até lá, o ex-prefeito de Belo Horizonte seguirá com sua aposta de aproximação do eleitorado lulista. Nesse sentido, Juiz de Fora (Zona da Mata) aparece como uma das prioridades, ao lado do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

De acordo com o Datatempo, Zema perde para Kalil apenas na região metropolitana de Belo Horizonte. Em todas as demais regiões, a vantagem do governador é acima de 10 pontos percentuais. No Campo das Vertentes, o ex-prefeito de Belo Horizonte tem seu melhor desempenho no interior, com 38% dos votos válidos contra 57% de Zema.

Na Zona da Mata, o governador segue com 65,6% das intenções de voto frente a 22,1% de Kalil. A região é onde o ex-deputado e pré-candidato a governador pelo PSDB, Marcus Pestana, registra seu melhor desempenho: 4,3%. Lorene Figueiredo (PSOL), por sua vez, teve melhor pontuação na pesquisa no Sul de Minas, com 2,4%.

A pesquisa Datatempo foi realizada pelo instituto com recursos próprios. Os dados foram coletados entre 15 e 20 de julho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os protocolos TSE BR-08880/2022 e TRE MG-08733/2022.