Publicidade
ConjunturaEleições

Bolsonaro ganhou em apenas quatro bairros de Juiz de Fora

Bolsonaro escalou o governador Romeu Zema para tentar reverter a vantagem em Juiz e Fora (Foto: Pâmela Costa)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu vencer em apenas quatro bairros de Juiz de Fora no primeiro turno das eleições. Seu melhor desempenho foi nas urnas localizadas no bairro Bom Pastor, onde obteve 2.506 votos contra 2.020 do ex-presidente Lula (PT). Ele também saiu vitorioso nos bairros Santa Terezinha, Cerâmica e Santa Helena. O petista saiu vitorioso em 96% dos bairros e distritos.

O Bom Pastor até há bem pouco tempo sempre foi reduto do PSDB. A boa votação pode indicar uma identificação de parte desse eleitorado com o bolsonarismo. Quanto ao Santa Terezinha e ao Cerâmica, a performance do atual presidente se deve em parte à atuação dos deputados Noraldino Júnior (PSC) e Charlles Evangelista (PP).

Noraldino tem toda sua trajetória pessoal e política ligada ao bairro Santa Terezinha. Na disputa deste ano, além de ter aumentado sua votação no município em relação a 2018, ele também lançou sua irmã, Kátia Dias (PSC), como candidata a deputada federal. Embora ela não tenha sido eleita, acabou conquistando 10.273 votos na cidade.

No caso do Cerâmica, o bom desempenho de Bolsonaro é reflexo da atuação de Charlles Evangelista e de seu pai, o ex-vereador Chico Evangelista, que sempre foram majoritários na região. Embora não tenha sido reeleito, o deputado manteve votação expressiva no seu reduto eleitoral.

No Mariano Procópio e no Bairu, Bolsonaro perdeu por uma diferença pequena – 20 e 33 votos, respectivamente – em relação a Lula. Nos bairros com maior concentração de eleitores do município, a melhor performance do atual presidente foi na região do Centro, onde obteve 6.858 votos contra 7.301 votos do petista.

Proporcionalmente, o pior desempenho de Bolsonaro ocorreu na zona rural e nos distritos. Nessas regiões, Lula chegou a ter mais que o dobro de votos, caso de Pirapetinga, Toledos e Monte Verde. Na área urbana do município, o candidato do PL registrou performance muito baixa no bairro Dom Bosco, onde ficou apenas 393 votos, quase mil votos a menos que o ex-presidente.

Confira no mapa abaixo a votação do atual presidente por bairro em Juiz de Fora (clique em + para ampliar).