O ex-presidente Lula (PT) saiu vitorioso nas urnas em 96% dos bairros e distritos de Juiz de Fora no primeiro turno das eleições. Ele foi ultrapassado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em apenas quatro bairros. Proporcionalmente, seu melhor desempenho foi nos distritos, na zona rural e no bairro Dom Bosco, onde chegou a alcançar três vezes mais votos do que o atual presidente.
Lula também venceu em todas as áreas do município com maior concentração de eleitores. Em algumas, como São Pedro e Santa Luzia, sua votação foi 75% maior do que a de Bolsonaro. No São Benedito, o petista alcançou uma vantagem de 82%. Em São Mateus e Benfica, a margem em relação ao candidato do PL foi 25% maior.
Em 22 localidades, Lula conseguiu o dobro de votos de Bolsonaro, com destaque para Dom Bosco, Furtado de Menezes, Sagrado Coração de Jesus, Santa Efigênia e Santa Rita. Em termos proporcionais, o ex-presidente obteve maior vantagem em Pirapetinga, na zona rural, onde emplacou cinco vezes mais votos do que o atual presidente.
Em todo o município, Lula terminou o primeiro com 167.048 votos contra 121.945 votos de Bolsonaro. Em termos absolutos, essa foi a segunda maior votação do petista em Juiz de Fora, ficando atrás somente de 2002, quando ele se elegeu primeira vez e conquistou 174.699 votos juiz-foranos.
Proporcionalmente, o desempenho deste ano foi o seu terceiro melhor no município com 52,6% dos votos válidos. Na sua reeleição, em 2006, ele conseguiu 55,7% e na eleição quatro anos antes, 63,9%. Por outro lado, sua pior performance foi em 1994, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu no primeiro turno. Na ocasião, Lula ficou com 53.694 votos em Juiz de Fora (26,71%).
Confira no mapa abaixo a votação do petista por bairro em Juiz de Fora (clique em + para ampliar).