O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve o domínio eleitoral na Zona da Mata e voltou a vencer na região também no segundo turno das eleições. Ele obteve 803.845 votos contra 587.239 votos do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi o melhor desempenho do petista no interior do estado, que venceu ainda nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e no Norte de Minas.
Juiz de Fora, Viçosa, Ponte Nova, Cataguases e Santos Dumont foram as cidades onde Lula conseguiu as maiores vantagens em termos absolutos em relação a Bolsonaro. A frente conquista pelo presidente eleito nesses cinco municípios somou 83 mil votos. Seu melhor desempenho percentual foi em Pedro Teixeira, onde obteve 1.495 votos contra 435 do candidato do PL.
Mesmo com a derrota, Bolsonaro conseguiu ampliar sua votação em relação ao primeiro turno em todos os municípios da região. Na grande maioria (98%), o crescimento foi maior do que o de Lula. Ainda assim, o atual presidente venceu em apenas 13 das 142 cidades da Zona da Mata, quatro a mais que no primeiro turno. O destaque ficou a boa performance em Muriaé.
Bolsonaro também conseguiu virar na região Central, que tem o maior número de eleitores (4,4 milhões de votos válidos), mas com uma frente mínima: 58.510 votos. Sua boa vantagem obtida no Sul de Minas foi abatida pela derrota na Zona da Mata. Suas vitórias nas demais regiões não conseguiram suplantar as derrotas no Norte de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.