ConjunturaEleições

O que Lula pretende com seu retorno a Juiz de Fora?

Lula retorna a Juiz de Fora nessa sexta-feira para evento na Praça da Estação (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Lula (PT) voltará a Juiz de Fora nessa sexta-feira (21) para evento de campanha. Ele desembarca no Aeroporto da Serrinha às 16h, conversa com a imprensa em um hotel e depois participa de caminhada com concentração às 16h na Rua Francisco Bernardino. De lá, seguirá em carro aberto até a Praça da Estação, onde acontece um comício previsto para as 18h.

Uma das coordenadoras da campanha petista no município, a recém-eleita deputada federal Ana Pimentel (PT) conversou com O Pharol na terça-feira (18), quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) passava pelo Juiz de Fora. “Eles estão incomodados com o fato de que a gente aqui tem produzido políticas que de fato impactam na vida das pessoas. Juiz de Fora hoje é uma das principais cidades governadas pelo PT.”

No mesmo dia em que o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que “PT e mineiro é uma mistura que nunca deu certo”, Ana Pimentel lembrou que ter saído das urnas com mais de 72 mil votos, que seriam um reconhecimento da população ao legado do PT, historicamente e recentemente, com a gestão da prefeita Margarida Salomão. “Tanto que o Lula ganhou bem na cidade, tanto que foram eleitos uma deputada federal, um deputado estadual na cidade (o reeleito Betão).”

Mas voltando à visita de Lula dessa sexta-feira (21), a deputada eleita disse que, diferentemente do evento da pré-campanha, em um evento com participação limitada do público em maio, agora será com livre acesso e em defesa da democracia. “Vai ser um momento para ver o presidente Lula e de reunir as forças que defendem a sua candidatura.”

Ela lembrou que a candidatura de Lula reúne pessoas de várias matizes, inclusive ideológicas. “E nós pretendemos mostrar isso para o país na sexta, que a nossa cidade compartilha dos anseios da maioria da população:  um governo que de fato olhe para as pessoas, que coloque no centro a defesa dos direitos, que coloque no centro a construção da igualdade e a reconstrução do Brasil.”

Especificamente em relação ao segundo turno, a vinda do ex-presidente a Juiz de Fora, na avaliação de Ana Pimentel, tem potencial para conquistar mais votos. “Primeiro porque nossa cidade tem uma relação de afeto com o Lula desde a primeira eleição dele. E o fato de eu e o Betão, que sempre nos posicionamos como apoiadores de Lula termos sido eleitos, sinalizou pra gente que é possível ampliar o resultado do presidente neste segundo turno.”

Sobre essa relação de Lula com Juiz de Fora, que foi contestada por Zema, a deputada eleita enumerou algumas realizações. “Teve ampliação da Universidade Federal de Juiz de Fora, criação do campus do IF Sudeste, a inauguração da parte do Hospital Universitário em funcionamento, de várias pontes da cidade. A gente teve um conjunto de ganhos de melhoria de vida também, que Juiz de Fora refletiu os avanços que foram avanços do país, como ampliação do emprego, da renda da população, políticas na área de saúde”.

Eleição de Lula como vantagem política para Juiz de Fora

Ana Pimentel considerou a eleição do Lula no dia 30 como determinante também para Juiz de Fora.  “É preciso reafirmar, no entanto, que a eleição de Lula é essencial para a reconstrução do Brasil depois de um governo de destruição. Pouquíssimas regiões terão prefeita, deputada federal, deputado estadual, presidente da República, com o mesmo projeto político, com construções de perspectivas muito alinhadas.”

Ela citou a melhoria de rodovias federais e o desenvolvimento regional como melhorias imediatas numa eventual nova gestão Lula. “Temos um projeto de desenvolvimento da região sustentado em dois polos: um de economia criativa, e outro da área de cultura. A prefeita (Margarida Salomão, PT) já apresentou o projeto e deu os primeiros passos, mas a eleição de Lula o torna muito mais viável com articulação de prefeitura, governo federal e intermediado pelo nosso mandato em Brasília”.

As áreas de educação e saúde públicas também podem se fortalecer, segundo a deputada eleita. “Isso ganha ainda mais força aqui com uma prefeita que é professora; um deputado estadual professor e reconhecido militante da educação e dos docentes (Betão) e eu, que também sou professora da faculdade de Medicina e médica de saúde pública.”