Contexto

Quais as chances de Martvs, Reginaldo e Silveira se tornarem ministros de Lula?

Martvs das Chagas, atual secretário municipal de Planejamento do Território e Participação Popular, está cotado para ser ministro da Igualdade Racial. O deputado federal e líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, pode ir para o ministério da Educação ou Ciência e Tecnologia. O senador Alexandre Silveira (PSD) aparece como favorito para ser ministro da Infraestrutura.

Não será por falta de nomes e pretendentes que Minas Gerais, o estado mais visitado pelos presidenciáveis durante a campanha eleitoral, deixará de ter representatividade na Esplanada dos Ministérios. Mas quais as chances de Martvs, Reginaldo e Silveira se tornarem ministros do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)? Quais são seus trunfos e seus riscos?

Quatorze entidades do movimento negro e nove partidos políticos enviaram uma carta ao gabinete de transição para demonstrar apoio ao nome de Martvs para assumir o Ministério da Igualdade Racial. Ele tem em seu currículo o comando interino da pasta na primeira passagem de Lula no Palácio do Planalto, quando a Igualdade Racial tinha status de secretaria.

Ainda assim, Martvs tem concorrência de peso para assumir o Ministério da Igualdade Racial. Anielle Franco, irmã da ex-vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, está no páreo. Diretora do instituto que leva o nome da irmã, a professora e jornalista atualmente é ativista pela causa das mulheres, inclusive, atuou na equipe de transição do governo Lula no Grupo Técnico das Mulheres.

Reginaldo Lopes tem apoio de associações ligadas à área da educação e da bancada do PT no Congresso. Seu nome figurou até há bem pouco tempo na disputa pelo Ministério da Educação. Os recorrentes apelos de Lula para que o senador eleito e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), assuma a pasta acabaram reduzindo suas chances.

A aposta do PT de Minas Gerais agora é de que Reginaldo assuma o Ministério de Ciência e Tecnologia. A costura, no entanto, é complicada e imprevisível. Nas tratativas para abrigar partidos aliados para ajudar a formar a base do governo no Congresso, faltam ministérios sobram postulantes. Nesse cenário, há quem não descarte até mesmo a permanência de Reginaldo na liderança do PT ou do Governo.

Dos três postulantes a ministro, Alexandre Silveira é praticamente dado como certo na Esplanada dos Ministérios. Presidente do PSD de Minas Gerias e próximo ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ele deve ser anunciado em breve como ministro da Infraestrutura. Silveira já estaria, segundo alguns parlamentares, sondando pessoas para compor sua futura equipe.